O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira (5), foi marcado pela premiação dos vencedores do 5.º Concurso de Desenho Ambiental da Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba).
A atividade teve recorde de participação, com 7.686l desenhos inscritos de 39 escolas públicas e particulares da cidade. E a grande vencedora foi Heloisa Mello Cassiano, 10 anos, aluna do 5.º ano da escola municipal Henny Ferraz Homem, do bairro Ipanema. Ela foi presenteada com uma medalha, um certificado e também ganhou um notebook.
O desenho feito pela estudante e escolhido pela comissão julgadora será grafitado em um reservatório da cidade, que deve ser o Bomtempo, no bairro São João.
O segundo lugar ficou com a aluna Isabela Mendes dos Santos, 10, que está no 4.º ano e estuda na escola municipal José Machado Neto, no bairro São José. Ela ganhou certificado, medalha e um smartphone. A estudante Maria Luisa Rossi de Grande, 10, está no 6.º ano do colégio particular Geração Raízes e foi a terceira colocada no concurso. Além do certificado e da medalha, ela ganhou uma bicicleta.
Representantes das escolas vencedoras do concurso ganharam certificados e os desenhos selecionados para a final do concurso farão parte de uma exposição aberta ao público nos dias 16 e 17 de junho, no Shopping Praça Nova. Depois, eles ficarão expostos no MAP (Museu de Artes Plásticas de Araçatuba).
TEMA
O tema do concurso deste ano foi “Descobrindo a Fauna e Flora de Araçatuba”, para que as crianças conheçam os animais e plantas existentes na cidade.
Durante o evento, o diretor técnico da Samar, Rondinaldo de Lima, agradeceu a Secretaria Municipal de Educação pela parceria na realização do concurso pelo quinto ano consecutivo. “Sem as entidades e as pessoas envolvidas certamente não teríamos esse resultado”, comentou.
Ele fez questão de agradecer aos professores que abraçaram o projeto. “A Samar, como empresa de proteção do meio ambiente, pensa em plantar essa semente cada vez mais, para que as crianças entendam a importância do meio ambiente, da proteção ao meio ambiente e do saneamento para suas próprias vidas e das gerações futuras”, disse.
A secretária municipal de Educação, Silvana de Sousa e Souza, participou da premiação e lembrou que as vencedoras representam todas as participantes do concurso, que foram presenteadas com o conhecimento. “Agradecemos muito à Samar por essa iniciativa, por oportunizar às nossas crianças essa possibilidade de demonstrar o conhecimento, pois uma das linguagens é a expressão artística”, explicou.
A vice-prefeita Edna Flor (PPS) também participou da cerimônia de premiação e citou que os desenhos estavam de acordo com a flora e fauna de Araçatuba, o que é fruto de estudo e conhecimento. Para ela, o resultado do concurso serve de incentivo para que outras crianças participem no próximo ano.
Ela lembrou às crianças que cada um tem o poder de colaborar com o meio ambiente e pode fazê-lo de forma simples, como deixando de usar os canudinhos plásticos ao tomar refrigerante, por exemplo. “É muito importante isso e o mundo inteiro está fazendo essa reflexão”, comentou.
Por fim, o prefeito Dilador Borges (PSDB) falou das parcerias feitas entre a Prefeitura e a Samar e citou que o concurso de desenho foi uma parceria com as crianças.
Ele também comentou sobre a importância da água e do meio ambiente. “Quando vocês virem alguém jogar um papel na rua, podem chamar a atenção e podem dizer que quem autorizou foi o prefeito. Vocês serão os fiscais de Araçatuba no meio ambiente”, disse às crianças.
Comentários sobre esse post