Seguindo o roteiro das cidades sedes da Copa do Mundo 2018, o desembarque agora é em Saransk, que é a menor cidade sede do Mundial, com 300 mil habitantes. Fundada em 1941, Saransk nasceu da criação de um forte e ficou conhecida como capital russa dos esportes de caminhada. Em 2012, recebeu o título de cidade mais confortável da Rússia.
A cidade conta com mais 40 igrejas e capelas, como a Catedral do Santo e Justo Guerreiro Fyodor Ushakov que apresenta uma arquitetura da época do império russo e uma cúpula em estilo bizantino. Os visitantes ainda podem apreciar, no seu interior, pinturas e peças de artes em madeiras nobres, cobertas com folhas de ouro, além da biblioteca e exposições que sempre acontecem no local.
Além do turismo religioso, Saransk também é cercada de museus, galerias de arte e teatros que impressionam os turistas pela arquitetura rica em detalhes. O Museu de Belas Artes da República Mordóvia conta com um acervo de 1,5 mil peças entre pinturas, esculturas, objetos históricos e artesanato folclórico. As ruas da cidade são quase sempre enfeitadas, assim como os parques e as praças.
A gastronomia local tem influência de diversas cozinhas do mundo, sendo a maioria da Europa, principalmente de restaurantes italianos, alemães e a culinária japonesa. A região da Mordóvia, onde a cidade está localizada, é conhecida por seus pratos com carne picada. Ao invés de utilizarem máquinas, a carne é picada manualmente, com uma faca, o que deixa o sabor diferente, segundo os russos.
A Arena Mordóvia foi construída especialmente para receber alguns jogos da Copa. Com capacidade para 44 mil torcedores, o estádio é dedicado ao 1000º aniversário da união dos mórdovos, como a população da região é chamada. As cores são uma referência à paletas de cores utilizadas no artesanato local.
VOLGOGRADO
A cidade de Volgogrado, ou também Stalingrado como é chamada, é conhecida por ser a cidade mais soviética da Rússia. Ela foi um dos palcos de batalhas da Segunda Guerra Mundial. Por ser uma cidade marcada por uma luta emblemática, a maior parte do seu turismo é em torno de monumentos históricos que fizeram parte da guerra ou foram construídos para homenagear os combatentes falecidos durante o confronto. A cidade também mantém toda a arquitetura da época de Stalin, que foi secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética em 1922.
Uma opção para ter uma visão geral da cidade, seus parques e monumentos, é dar uma volta de metrô, já que a maioria das suas estações é na superfície.
O Museu Panorâmico da Batalha de Stalingrado é um dos principais símbolos da cidade, com uma coleção mais extensa e completa de artefatos, documentos e objetos referentes à batalha de Volgogrado, tem como um dos seus principais objetos uma tela grande representando a luta dos soldados.
A sala do Triunfo, dentro do museu, tem uma exposição de todas as bandeiras reais das tropas envolvidas na batalha que marcou a cidade, além de estátuas de bronze do escultor francês August Rodin, como “O Beijo” e “A Fidelidade”. Lá está exposta também a espada do rei britânico George VI, que foi entregue à cidade como homenagem pela vitória na batalha.
Assim como Saransk, a influência na culinária vem da cozinhas europeia. A maioria dos restaurantes é italianos, checos, alemães e japoneses e tem como especialidade as espetadas de carne, que são espetos de carne, geralmente de cordeiro. Outro prato bastante consumido no local é o filé de peito de frango, recheado com manteiga e salsinha, que leva o nome de frango à Kiev.
O palco da Copa, a Arena Volvogrado, está localizada ao lado do Memorial de Mamayev Kurgan, um dos principais pontos turísticos da cidade. O estádio foi construído em 1958, onde era um depósito de óleo. Totalmente reformado para a Copa, tem a capacidade para mais de 45 mil pessoas e receberá os quatro jogos da fase de grupos.
COMO CHEGAR
Tanto para Volgrado, quanto para Saransk aterrissam aviões diretamente de Moscou, além de diversos voos vindo direto de São Petersburgo. As estações recebem vários trens, tanto da capital, quanto de outras cidades. No entanto, de trem para Volgrado a viagem dura mais de 20 horas, partindo de Moscou. Já para Saransk, a duração é de aproximadamente nove horas.
Comentários sobre esse post