Plantio de árvores, apresentações culturais, palestras e a inauguração do terceiro Ecoponto serão algumas atividades da Semana Municipal do Meio Ambiente de Araçatuba. As ações serão desenvolvidas em parceria com a Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba), instituições e entidades.
A programação terá início amanhã (4), com encerramento no sábado (9). Estão previstas mais de 20 ações. A visitação monitorada aos parques é aberta ao público e a participação em palestras e mini-cursos deve ser agendada com um dia de antecedência pelo telefone (18) 3607-6550, pois as vagas são limitadas.
O Parque da Fazenda será palco da abertura oficial do evento, amanhã, às 8h30, com a inauguração do Centro de Educação Ambiental Tulha do Parque. Trata-se de um pequeno auditório construído em madeira e com capacidade para até 50 pessoas, que será usado para atividades de educação ambiental.
A programação segue com a apresentação da orquestra municipal Bruno Zago e do projeto “Vêm Vindo Histórias”, com histórias e cantigas. Haverá também uma visita monitorada à trilha ecológica Cruz de Malta e plantio de mudas de árvores às margens do Córrego Bela Vista. Às 17h30, alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Paulista (UNIP) farão um pitstop ambiental no cruzamento da avenida Joaquim Pompeu de Toledo com a rua Duque de Caxias. Eles vão entregar aos motoristas, vale-mudas e folders com os dias e horários da coleta seletiva nos bairros de Araçatuba. As mudas poderão ser retiradas, posteriormente, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que fica na avenida Alcides Fagundes Chagas, 222.
Na terça-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, as atividades terão início na Samar, às 8h30, com a premiação dos vencedores do 5º Concurso de Desenho, que tem como tema “Descobrindo a Fauna e Flora de Araçatuba”. Quase oito mil ilustrações, de 39 escolas da cidade, estão concorrendo.
Em seguida, será lançada a Cápsula do Tempo Ambiental da Samar. A ideia desse projeto é convidar alunos de escolas municipais, integrantes de ONGs (Organizações não-governamentais), imprensa, colaboradores e autoridades a responderem sobre as iniciativas que irão fazer para preservar o meio ambiente. O lacramento da cápsula com essas respostas vai acontecer em novembro e a abertura dela ocorrerá no futuro.
As atividades do dia seguem com a inauguração do Ecoponto 3, Zona Sul, instalado no bairro Claudionor Cinti e plantio de mudas ao entorno do local.
O Ecoponto é um equipamento público que auxilia na gestão de resíduos do município. Trata-se de uma área cercada com alambrado, calçada no entorno, portaria e câmeras de vigilância. Dentro do espaço, haverá caçambas disponíveis, gratuitamente, para a população fazer a destinação correta dos resíduos de poda e capina, entulho e outros materiais. Um funcionário realizará a orientação dos usuários que poderão descartar os materiais de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. O Ecoponto 3 de Araçatuba fica na rua Adalberto da Cunha Capella, 10.
Na quarta-feira (6), as ações começam pela manhã e seguem até as 21h. Haverá plantio de árvores às margens do Rio Tietê e também na Fundação Educacional de Araçatuba (FEA); atividades de educação ambiental no Parque da Fazenda, zoológico municipal e no Parque Ecológico Baguaçu, com a participação de alunos de duas escolas municipais. No período da tarde, será ministrado um minicurso sobre a importância e diversidade de morcegos na área urbana.
A programação de quinta-feira (7) começa às 6h, com palestra sobre preservação do meio ambiente, direcionada aos funcionários da empresa Monte Azul Ambiental, responsável pela coleta de lixo de Araçatuba. As ações do dia incluem também, o replantio de árvores na avenida dos Araçás, Fundadores e Valdir Felizola de Moraes. Além de visita monitorada à Samar, ao zoológico municipal, palestra sobre biodiversidade e oficina de horta vertical. As atividades serão encerradas às 20h, no Parque da Fazenda, com o espetáculo Barravento, uma releitura da musicalidade da cultura afrobrasileira.
Na sexta-feira (8), durante todo o dia, haverá mais plantio de mudas em diversos pontos da cidade e a realização de palestras sobre sensibilização ambiental e arborização urbana.
RIBEIRÃO BAGUAÇU
O encerramento da programação, no sábado (9), será marcado por um mutirão de limpeza das margens do Parque Ecológico Baguaçu, às 8h30, que contará com a participação de voluntários. No ano passado, durante o mesmo mutirão, mais de 450 quilos de lixo foram retirados do local. A Secretaria não divulgou a expectativa para este ano.
Equipes do Exército, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental vão percorrer, de barco, três quilômetros que compreendem o trecho urbano do Ribeirão (da captação na Samar até o fundo do bairro Vicente Grosso). De acordo com o biólogo e chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Marcelo Oliveira, o objetivo é produzir um diagnóstico ambiental. “A ação dessas equipes vai proporcionar o levantamento dos principais problemas encontrados nesse trecho e que irão compor, posteriormente, um plano de trabalho de melhorias no Ribeirão”, explica ele.
As ações seguem no último dia, com a realização de panfletagem porta a porta, em alguns bairros da cidade, para sensibilizar moradores a separar os materiais recicláveis para a coleta seletiva. A atividade será realizada por agentes de coleta seletiva da Monte Azul Ambiental.
O biólogo destaca que a realização da Semana Municipal do Meio Ambiente de Araçatuba visa sensibilizar a comunidade a respeitar a natureza, estimulando o pensamento sobre o equilíbrio da ecologia do planeta. “O homem interage com a natureza a todo o tempo e precisa entender que, além de fazer parte da dela, é também dependente do que ela oferece. Ações como essa que iremos fazem vão ajudar nessa conscientização”, finaliza.
Comentários sobre esse post