Há oito anos a professora Natália da Silva Pascoal, 21, acorda cedo para ajudar a confeccionar o tradicional tapete para a passagem do Santíssimo Sacramento, em comemoração ao Dia de Corpus Christi, que acontece nesta quinta-feira (31).
Já são quase 11h30 e ela, que chegou às 6h, ainda está trabalhando com os amigos do grupo de jovens Associação Jessé no tapete, que é decorado com diversos objetos, como pó de café. “É algo maravilhoso. A gente vê o cuidado de cada um para Jesus passar por este tapete. Eu venho com carinho, pensando que estou fazendo isso para Ele”, afirmou Natália.
O pintor e letrista Antônio Marcos Souto Pelegrino, 48, aproveita sua habilidade com o desenho para fazer o rascunho das imagens que vão ser preenchidas com os enfeites. Já faz tanto tempo que ele participa da confecção dos tapetes que nem se recorda mais quando começou a colaborar.
“Para mim, o significado do Corpus Christi é poder reunir a comunidade. Quando acaba o material de uma paróquia o pessoal de outra comunidade ajuda doando parte do seu. É muito gratificante ver a unidade da Igreja”, comentou Pelegrino, que faz parte da Paróquia Bom Jesus da Lapa.
PROCISSÃO
O tapete com frases e motivos sagrados para os cristãos se estende da praça João Pessoa até à porta do ginásio de esportes. Ele é confeccionado por fiéis das 12 paróquias da cidade.
A missa em celebração do Corpus Christi está programada para às 16h, no ginásio Plácido Rocha, após procissão que percorrerá o tapete decorado pelos católicos durante a manhã. A missa será realizada pelo bispo Dom Sérgio Krzywy.
Comentários sobre esse post