O Ministério Público de Andradina entrou com ação civil contra o vereador Mario Henrique Cardoso (PPS), que concorreu as eleições como Mario Gay, por assédio sexual contra um assessor de 21 anos, que ele nomeou para o gabinete na Câmara de Vereadores.
De acordo com o MP, o vereador teria ameaçado exonerar o assessor do cargo caso ele não mantivesse relações sexuais com o parlamentar. Conforme a ação, Mario Gay teria assediado o rapaz não só pessoalmente, mas por mensagens de Whatsapp e em outras redes sociais. Por causa do assédio, o rapaz registrou boletim de ocorrência e, quando o vereador soube, exonerou o assessor. Esse funcionário trabalhou para o parlamentar entre março e julho do ano passado.
“Comete ato de improbidade administrativa aquele que comete assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, prevalecendo-se da condição de superior hierárquico em relação à vítima. Agindo assim, o servidor (agente político) apresenta comportamento incompatível com a moral inerente ao exercício do cargo/função, portando-se de maneira inadequada perante seus colegas de trabalho ou subordinados, assediando-os”, diz o MP na ação.
A ação foi proposta pela Promotoria depois que a Câmara instalou CEI (Comissão Especial de Inquérito) para investigar possível quebra de decoro por parte do vereador. A solicitação de apuração contra o vereador foi feita pelo seu próprio partido, o PPS, por meio de seu presidente no município, Osvaldo Ordones.
Segundo a denúncia, o ex-assessor teve que abandonar a faculdade em razão das chacotas que passou a sofrer depois que as notícias do assédio foram amplamente divulgadas. De acordo com o PPS em Andradina, o ex-funcionário foi diagnosticado com depressão. O partido diz que Mário foi condenado por assédio, mas que o processo tramita em segredo de Justiça.
Além disso, o PPS afirmou que o parlamentar tem protagonizado cenas lamentáveis na Casa, envolvendo ameaças a munícipes e a dois jornalistas. Este último caso ocorreu no dia 5 de fevereiro, durante sessão ordinária, quando Mário chegou a agredir fisicamente um repórter que cobria os trabalhos da Câmara.
Comentários sobre esse post