O Ministério da Saúde decidiu ontem prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe, em todo o Brasil, até o dia 15 de junho. A recomendação, enviada aos gestores locais ontem, foi adotada em decorrência dos possíveis impactos da paralisação dos caminhoneiros no transporte público e nos atendimentos em serviços de saúde.
Iniciada no dia 23 de abril, a campanha estava prevista para encerrar na sexta-feira (1.º de junho). 100% das doses da vacina (60 milhões) contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B foram distribuídos aos estados, que estão devidamente abastecidos, segundo o Governo Federal.
A vacina é destinada para idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, profissionais da saúde, gestantes, mulheres que deram à luz há até 45 dias (puérperas), professores e portadores de doenças crônicas não-transmissíveis.
É importante levar a carteirinha de vacinação ou documento pessoal com foto.
Após o final da campanha, caso haja disponibilidade de vacinas nos estados e municípios, a vacinação poderá ser ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos.
VACINAÇÃO ATÉ HOJE
Em algumas cidades da região foi decretado ponto facultativo na sexta-feira, por causa do feriado de Corpus Christi (amanhã) e devido à greve dos caminhoneiros. Por esse motivo, Birigui e Guararapes encerrarão hoje a campanha de vacinação. As prefeituras de Penápolis e Andradina informaram que seguirão o cronograma do Ministério da Saúde.
A Prefeitura de Birigui confirmou o final da ação. Quem ainda não recebeu a dose da vacina deverá comparecer a uma UBS (Unidade Básica de Saúde) para ser imunizado. O atendimento nos postos é das 7h às 18h.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Birigui, 62,58% do público-alvo foram vacinados até quinta-feira (24). Foram aplicadas 15.529 doses, sendo 10.481 em idosos; 2.066 em crianças; 1.799 em profissionais da saúde; 688 em professores, 338 em gestantes e 157 doses em puérperas. Novo balanço será divulgado na próxima semana.
Em Guararapes, outra cidade em que a campanha termina hoje, 78% dos idosos, 76% das gestantes, 58% dos professores e 50% das crianças foram imunizados. O maior número de doses foi para os idosos: 3545 receberam a vacina.
NÚMEROS
Até ontem, ainda faltava imunizar 18,8 milhões de pessoas em todo o País. Balanço publicado pelo Ministério da
Saúde mostra que 66% das pessoas que integram o público-alvo foram vacinados.
A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas até o dia 15 de junho; 35,6 milhões foram imunizadas até 28 de maio. O total considera todo o público estimado.
O público com maior cobertura, até o momento, é o de puérperas, com 78,1%, seguido pelos idosos (75,2%), professores (73,1%) e trabalhadores da saúde (71,6%). Entre os indígenas, a cobertura de vacinação ficou em 63,6%; gestantes em 55,1%. O grupo com menor índice de vacinação foi o de crianças entre seis meses e cinco anos, com apenas 49,7% de cobertura.
Comentários sobre esse post