A prática regular de atividade física pode reduzir o risco de morte por doenças cardíacas e reduzir o risco de infarto, câncer de cólon, diabetes e pressão alta. De acordo com a Agência Brasil, jovens e adultos com 15 anos ou mais, que não praticam qualquer tipo de esporte ou atividade física, somavam 100 milhões, em 2015.
O número é equivalente a 62% da população nessa faixa etária. Para incentivar a população a praticar atividades físicas e tentar mudar esses dados, amanhã será comemorado o Dia do Desafio em mais de 15 países da América Latina.
Realizado todo os anos, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o principal objetivo é motivar a população a praticar mais atividades físicas, ajudar a melhorar a saúde física e, consequentemente, a mental. A proposta é que cada pessoa faça qualquer tipo de exercício físico pelo menos 15 minutos e que passe a fazer dessa ação um hábito diário.
Destinada a pessoas de todas as idades, a programação do Dia do Desafio é desenvolvida pelas prefeituras em parceria com instituições públicas e privadas e estimula que a população se aproprie de suas cidades para práticas coletivas e saudáveis. Esta é a maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físicas.
Disputa
Em clima de competição amigável, o evento propõe desafios entre cidades do mesmo porte, vencendo aquela que conseguir mobilizar a maior porcentagem de participantes em relação ao número de habitantes. A partir deste ano, as cidades competirão entre si por três edições, de 2018 a 2020, com o objetivo de aumentar o vínculo entre elas.
O Sesc São Paulo é o responsável por coordenar a disputa em todo o continente americano. Segundo o diretor-regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, “o Dia do Desafio reúne eixos essenciais de nossa ação institucional, como a cooperação, a promoção do lazer e o engajamento comunitário”. Nesta edição, por meio de um decreto presidencial, o evento passa a fazer parte do calendário oficial do Brasil, consolidando-o como uma iniciativa que mobiliza prefeituras, instituições e pessoas comprometidas com a redução do sedentarismo e a melhoria da qualidade de vida.

Comentários sobre esse post