A Justiça de Araçatuba marcou para o próximo dia 23 de julho uma audiência de conciliação entre o ex-prefeito Cido Sério (PRB) e o sindicalista coordenador do PSB na região, José Avelino Pereira, o Chinelo. O ex-chefe do Executivo denunciou o pessebista por crime de calúnia. Segundo Cido Sério, Chinelo teria proferido ofensas contra ele em um evento no Sindicato dos Aposentados, realizado no último dia 7 de abril.
‘Político-eleitoral’
O pessebista, que já foi aliado de Cido no passado, teria dito que o ex-prefeito “deixou a cidade como está”. Para a defesa dele, a intenção seria caluniar o ex-prefeito, pois a fala não foi acompanhada de provas, indícios ou qualquer alegação de que o fato tenha ocorrido. Além disso, a defesa de Cido alega que o objetivo da acusação era conquistar “dividendos políticos e eleitorais”, já que o evento seria político-eleitoral.
Liberdade de expressão
Na época em que a ação foi ingressada, Chinelo comentou que havia lutado muito pela democracia e não ia abrir mão de dizer o que pensava. Ele acrescentou que falou sobre coisas que “todo mundo sabia”, como a venda do Daea (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba) para a Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba) e o processo por improbidade administrativa envolvendo o Estaleiro Rio Tietê, no qual Cido é um dos réus.
Visita
Ontem, o vereador Cido Saraiva (MDB) esteve com o prefeito de Valparaíso, Lúcio Santo de Lima, e seu filho, o vereador Kleber, ambos do MDB, além de membros do Conselho de Pastores. Eles trataram de diversos assuntos relacionados ao desenvolvimento da região.
LDO
Na próxima segunda-feira (28), a Câmara de Penápolis vai votar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2019. A regra é essencial para a elaboração do orçamento do município para o próximo ano. Entre as disposições estão R$ 45 milhões que serão destinados para o atendimento ao serviço de assistência básica da saúde. Uma audiência pública sobre a LDO foi realizada no último dia 27 de abril para ampliar o debate sobre a norma e cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Contrários
O vice-presidente da Comissão de Justiça e Redação, Rodolfo Valadão Ambrósio (PSD) e a vereadora Ester Sezalpino Mioto, do mesmo partido, manifestaram contrários aos termos propostos do projeto. Eles alegaram que a propositura não atende a exigências legais.
Avaliação
Já a Câmara de Birigui vai receber na próxima terça-feira (29) evento da administração municipal para divulgar o balanço das receitas e despesas da Prefeitura no primeiro quadrimestre deste ano. Não haverá sessão ordinária nesse dia.
A reunião será coordenada pela comissão permanente de Orçamento, Finanças e Contabilidade, que é presidida pelo vereador Andrey Servelatti (PSDB) e tem como membros Cesinha Pantarotto (Pode) e Luiz Roberto Ferrari (DEM). Eles vão avaliar o cumprimento das metas fiscais fixadas pela LDO. Representantes da administração municipal, em cumprimento de exigências legais, prestarão informações na ocasião.
Comentários sobre esse post