Quatro mil e quinhentos estudantes atendidos diariamente pelo transporte escolar municipal em Araçatuba ficarão sem ônibus para ir à escola na próxima segunda-feira (28). A medida foi adotada pela administração municipal devido ao racionamento de combustíveis provocado pela greve nacional dos caminhoneiros.
Segundo a Prefeitura, o serviço de transporte escolar será temporariamente interrompido para que o estoque de combustível atenda, prioritariamente, aos serviços essenciais, como Corpo de Bombeiros, ambulâncias e segurança. “Pedimos a compreensão da população pelos possíveis transtornos e ressaltamos que o serviço será restabelecido imediatamente assim que seja possível reabastecer a frota”, informa.
Segundo a assessoria de imprensa, o município conta atualmente com 91 rotas de transporte coletivo entre terceirizadas e próprias, que atendem diariamente cerca de 2,5 mil alunos da rede municipal e outros aproximadamente 2 mil da rede estadual. “Os alunos são residentes na zona rural ou em bairros da zona urbana que não contam com escolas próximas”, explica.
A rede municipal possui quase 16 mil alunos matriculados. A Secretaria de Educação calcula que cerca de 16% dos alunos utilizam o transporte escolar para ir à escola.
A Folha da Região questionou à prefeitura se existe risco de as aulas nas escolas municipais serem suspensas por falta de merenda escolar, caso a greve dos caminhoneiros seja mantida. A informação recebida é de que as escolas estão abastecidas com os gêneros alimentícios para o preparo da merenda. “No momento, não entendemos ser necessária a suspensão das aulas, mas a situação tem sido diariamente reavaliada”.
RACIONAMENTO
A prefeitura já havia anunciado na quinta-feira (24) o reagendamento do transporte de pacientes que precisam de atendimento em outras cidades, com exceção dos casos de emergência. O município também reduziu o uso de veículos oficiais em todas as pastas, priorizando as secretarias municipais de Saúde e Segurança Pública, que prestam serviços de urgência e emergência.
SAMAR
A Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba), responsável pelo abastecimento de água e saneamento básico na cidade, também suspendeu temporariamente alguns serviços para economizar combustível.
Comentários sobre esse post