Na sessão da segunda-feira (21), a Câmara de Araçatuba aprovou requerimentos do vereador Arlindo Araújo (PPS) em relação à Guarda Municipal. O parlamentar quer saber se os guardas estão sendo obrigados a pagar a confecção de seus uniformes. Segundo Arlindo, ele recebeu denúncias em seu gabinete que davam conta de que os tecidos foram doados aos guardas, que teriam que se responsabilizar pela confecção as fardas.
‘Lambança’
“Onde é que a Prefeitura quer chegar com esse tipo de atitude? Compra os tecidos e fala para o guarda: ‘você se vira e faz sua farda’. Esta é mais uma lambança protagonizada pela atual gestão. Não tem cabimento um município com orçamento anual de R$ 600 milhões exigir que o guarda confeccione a própria farda”, disse Arlindo sobre o assunto.
TAC
O vereador Denilson Pichitelli (PSL), que também é guarda municipal, comentou que foi à Secretaria de Segurança Pública de Araçatuba para obter informações sobre a denúncia. De acordo com Pichitelli, a pasta explicou que a administração municipal teria feito um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a Justiça do Trabalho, no qual ficou previsto que a prefeitura forneceria o tecido, facultando aos guardas a confecção dos uniformes. “Fato com o qual não concordei”, declarou Pichitelli, que acrescentou que a GM não recebe fardamento completo desde 2013, durante a gestão do ex-prefeito Cido Sério (PRB).
Coreto
Outros dois requerimentos do pepessista relacionados à GM foram aprovados. Um deles pede informações ao prefeito Dilador Borges (PSDB) sobre a retirada dos guardas municipais do coreto da Praça Rui Barbosa. Arlindo quer saber o que motivou a medida, além de pedir dados sobre o efetivo destacado para fazer ronda nos horários de saída e entrada das escolas e se existe a possibilidade rever convênios para trazer de volta guardas que estão cedidos a outras repartições.
Apreensões
Por fim, o parlamentar quer informações sobre a quantidade de apreensões de animais realizadas mensalmente. Além disso, ele pergunta na solicitação qual é o tipo de punição aplicada às pessoas que não cuidam de seus animais, além do pagamento de multa, e de que maneira é feita a fiscalização de animais soltos pela GM. O prefeito tem 15 dias para responder aos requerimentos.
Projeto
O vereador Lucas Zanatta (PV) estará hoje no lançamento do projeto “Carroça e CIA”, que vai dar assistência veterinária aos animais usados em carroças. O projeto foi idealizado pelo professor Francisco Leydson Formiga Feitosa, da Unesp de Araçatuba.
Comentários sobre esse post