Faltando dois meses para o início das convenções partidárias que vão definir oficialmente os candidatos nas eleições deste ano, a região de Araçatuba tem, até agora, 12 pré-candidatos a deputado federal e estadual. Atualmente, a região tem representante apenas na Assembleia de São Paulo, com o deputado estadual Roque Barbiere, o Roquinho (PTB), que é de Birigui.
Há 20 anos nenhum político local é eleito para o Congresso Nacional. O último foi o ex-prefeito Jorge Maluly Netto, já falecido, em 1998.
Em Araçatuba, três vereadores são pré-candidatos. O parlamentar Cido Saraiva (MDB) quer disputar uma vaga para deputado estadual. Já o presidente da Câmara, Rivael Papinha (PSB), e Arlindo Araújo (PPS) pretendem concorrer a uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília. No último mês de abril, além da pré-candidatura de Arlindo, o PPS lançou também o nome da vice-prefeita Edna Flor (PPS) como uma das possíveis candidatas para deputada estadual.
O ex-prefeito de Araçatuba Cido Sério (PRB) tem percorrido não só a região, mas outras localidades do Estado, para divulgar seu nome. Ele tem intenção de se candidatar a deputado federal. Além de ter sido o chefe do Executivo da maior cidade da região, Cido já foi deputado estadual, eleito em 2006. Seu vice durante seus quatro anos de mandato, Carlos Hernandes (MDB), pode ser outro postulante a uma cadeira na Assembleia.
PRÉ-CANDIDATOS
O PSL pretende lançar candidaturas na região. Dois possíveis nomes para deputado estadual são o do vice-presidente do Sisema (Sindicato dos Servidores Municipais de Araçatuba e Região), Mauro José, e o do penapolense Everton Sodário. Para federal, o partido do presidenciável Jair Bolsonaro tem sondado o empresário Rodrigo Andolfato, presidente do Ilan (Instituto Liberal da Alta Noroeste).
Natural de Araçatuba, o ex-ministro dos governos Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff Carlos Eduardo Gabas (PT) é pré-candidato a deputado federal. Alguns outros araçatubenses têm pensado na hipótese de entrar na disputa eleitoral deste ano, mas aguardam nos bastidores, observando as movimentações antes de decidir entram na disputa eleitoral de outubro.

Comentários sobre esse post