Um terreno localizado na avenida Luiz Gonzaga da Silva, no bairro Etemp, está deixando os moradores preocupados. Isso porque o local está com despejo inapropriado de lixo e até descarte de animais mortos. A dona de casa Andréa Onório Alves, 43 anos, procurou Folha da Região para denunciar a situação de abandono do local.
“Faz tempo que o terreno está nessa situação. Desde que moro aqui o povo não para de jogar lixo. A prefeitura ficou de vim limpar desde o dia em que colocaram fogo e o Corpo de Bombeiros esteve aqui, isso em 28 de abri, mas até agora ninguém apareceu”, disse. Ela ainda ressalta que já entrou em contato com a administração pública mais de três vezes somente neste mês e que sempre houve a resposta de que vão resolver. Porém, nada foi resolvido.
A moradora conta ainda que a maioria das pessoas que jogam lixo no local não é do bairro. “Outro dia veio uma kombi, estacionou do lado do terreno e jogou dois sofás. Esse terreno está virando um lixão”, relata. Outro ponto destacado por Andréa é a aparição de animais peçonhentos em sua residência. “Outro dia apareceu uma cobra no meu quintal, não sei se foi por causa do fogo que colocaram no local, mas não é a primeira vez que aparece uma cobra saindo do terreno” afirma.
Ela descreve que em algumas situações teve que se juntar com outros moradores para apagar o fogo do local. “Além do fogo que o pessoal coloca aqui, eles descartam animais mortos. Outro dia tinha um bezerro morto, a céu aberto e o cheiro exalando dentro de casa. Nós aqui do bairro já fizemos placas para conscientizar a população, mas não dá sequer para colocar com essa situação, cheio de lixo”
OUTRO LADO
Em nota, a prefeitura informa que é preciso esclarecer que quem faz o despejo de lixo são os próprios moradores e que a administração municipal realiza limpeza em dezenas de locais como este por semana, envolvendo áreas públicas e particulares. E que em caso de área particular, o cuidado com o terreno é de responsabilidade do dono, que fica sujeito a multa de 10% do valor venal do imóvel.
Acrescenta ainda que cidadãos que forem flagrados jogando lixo em áreas públicas ou particulares podem ser processados por dano ao meio ambiente.
Comentários sobre esse post