O PSL quer candidatos a deputado estadual e federal da região de Araçatuba nas eleições deste ano. O objetivo é dar suporte no Congresso Nacional ao presidenciável do partido, o parlamentar Jair Bolsonaro. Para estadual, a sigla pensa em lançar o penapolense Everton Sodário. Outro provável postulante seria o vice-presidente do Sisema (Sindicato dos Servidores Municipais de Araçatuba e Região), Mauro José, que já havia colocado seu nome à disposição da legenda.
Federal
Para deputado federal, o Periscópio obteve informações de que o PSL estaria sondando o empresário araçatubense Rodrigo Andolfato, que é também presidente do Ilan (Instituto Liberal da Alta Noroeste). Porém, ele ainda não teria dado nenhuma resposta.
Santa Casa de Araçatuba
Atendendo a uma convocação do prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB, feita no mês passado, uma reunião com gestores e representantes de 40 municípios foi realizada no último sábado (19), na Santa Casa de Araçatuba. Durante o encontro, foram acertadas duas propostas para ajudar o hospital a sair da crise. Uma delas é a compra de serviços não pactuados, como cirurgias eletivas. A outra sugestão é a realização de um evento regional para arrecadação de fundos.
Endividamento
A Santa Casa de Araçatuba, que é referência em alta complexidade para 40 municípios, tem dívidas de R$ 100 milhões, acumuladas por décadas. Por isso, o hospital precisa de aportes para evitar que o custeio da média anual de 320 mil procedimentos realizados aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), número que representa 86% de todo o movimento hospitalar, continue gerando déficit de R$ 2 milhões por mês.
Viável
Segundo o diretor técnico da Santa Casa, Sérgio Smolentzov, a venda dos serviços é viável em relação à capacidade instalada do hospital, fluxos diários e os recursos médicos que o hospital possui. Ele explicou que pactuações específicas entre os municípios e o hospital serão serviços extras que as cidades precisam para atender demandas que geram filas, pois os tetos financeiros do SUS são insuficientes para contemplar.
Bem-vindos
“Precisamos deixar claro que é obrigação da Santa Casa de Araçatuba atender à média e alta complexidades. Não estamos fazendo favor nenhum em atender os municípios dentro de nossas pactuações”, afirmou Smolentzov. Porém, ele considerou “bem-vindos” os aportes decorrentes de pactuações extras de baixa complexidade que venham ser contratados pelos municípios.
Comentários sobre esse post