A queda da temperatura e a diminuição da umidade do ar fazem com que muitos cães e gatos sofram com doenças relacionadas ao inverno, como a gripe e a rinotraqueite. Entre as orientações estão evitar passeios nos dias muito frios e banhos muitos frequentes, principalmente nos animais mais idosos. E, claro, mantê-los bem agasalhados, afirma o médico veterinário Diego Watanabe.
“Por isso é sempre importante manter a carteirinha de vacinação em dia. Os animais mais idosos podem ter dores articulares devido ao frio e problemas oculares por causa da diminuição da umidade do ar. Usar cama com isolante para evitar que o colchão fique em contato com o chão frio é uma opção. Outra dica é arrumar uma caixa de papelão e colocar cobertores ou edredons para eles. Os animais de pequeno porte e gatos gostam muito quando fazemos a caminha deles estilo iglu, pois ficam todos protegidos lá dentro”, afirma.
Voluntária de uma ONG (Organização Não-Governamental), Marli Mazucato tem seis cães na casa dela e desde sexta-feira, quando a temperatura caiu, resolveu agasalhar todos eles. Suri, uma das cachorrinhas dela, quando esfria vai até o armário onde estão as roupas e “pede” para ser agasalhada. “Eles já são todos acostumados”, declara.
Comentários sobre esse post