O pré-candidato do PT ao Senado, Jilmar Tatto, esteve ontem na região realizando visitas nas cidades de Araçatuba, Birigui, Castilho, Ilha Solteira e Valparaíso. Ele conversou com lideranças locais a respeito da guerra fiscal. Segundo Tatto, o governo estadual do PSDB e os senadores estaduais têm se omitido em relação à migração de empresas para Estados vizinhos, fazendo com que São Paulo perca arrecadação de impostos e empregos. “Há uma inércia por parte do PSDB, que só senta com governadores e governo federal para discutir uma pacto que coloque fim à guerra fiscal”, afirmou Tatto.
Pacto federativo
De acordo com ele, o atual modelo deixa os municípios sobrecarregados nas áreas de serviços. Enquanto aumenta a demanda da população, conforme Tatto, o governo federal segura cada vez mais recursos financeiros.
Dois anos de Temer
Tatto também comentou o segundo ano do governo de Michel Temer (MDB). Para ele, desde o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o País piorou muito. “Aumentaram a corrupção, o desemprego e a desigualdade social”, argumentou o pré-candidato ao Senado pelo Partido dos Trabalhadores. Programas como o Bolsa Família e outros da época dos governos Dilma e Lula foram reduzidos ou não existem mais. “É um governo que a população não reconhece como legítimo. Nenhum chefe de Estado que vir ao Brasil para tirar foto com ele”, falou Tatto.
Visita
Também está na região de Araçatuba, desde ontem, o deputado federal Roberto de Lucena (Pode). A agenda do parlamentar inclui reunião com lideranças sindicais da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), café com pastores e visita à Prefeitura de Andradina. Lucena também participará de um culto evangélico em Andradina. Oito cidades da região foram beneficiadas com cerca de R$ 1,5 milhão de recursos destinados pelo parlamentar, a maioria na área da saúde.
TCE
O TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) vai realizar na próxima quinta-feira (24), às 14h, as atividades do 22º Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais. O evento, que é promovido pela Corte anualmente, ocorrerá no auditório da Unip de Araçatuba. Estará presente o presidente do tribunal, Renato Martins Costa, e equipe técnica, que apresentarão dados regionais inéditos a respeito de ações de fiscalização e informações sobre a apreciação das prestações de contas dos municípios da região.
Homenagem ao presidente
Uma futura nova ala da Santa Casa de Birigui deverá homenagear o presidente Michel Temer com o seu nome. O anúncio do projeto da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal e UTI Adulto/Novo Centro Cirúrgico do hospital – Ala “Michel Temer” será feito hoje, a partir das 15h. O evento contará com presença do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Rogério Abdalla, que representará o Ministério da Saúde. O prefeito Cristiano Salmeirão (PTB), autoridades e profissionais da área também participarão.
Comentários sobre esse post