O prefeito Dilador Borges (PSDB) não irá interferir no voto dos vereadores em relação ao projeto que pretende implantar o programa “Escola Sem Partido” na rede municipal de ensino. A proposta é de autoria do vereador Lucas Zanatta (PV) e tem como objetivo impedir a doutrinação política e a divulgação da “ideologia de gênero” nas salas de aula. Porém, o tucano quer que os pontos discordantes sejam resolvidos entre os parlamentares após discutirem o tema amplamente, para não criar nenhuma “saia justa” para ele no momento em que for sancionar a regra, caso ela seja aprovada.
Negociação
O líder do governo na Câmara, Jaime José da Silva (PTB), comentou com o Periscópio que vai negociar com os parlamentares para evitar o cerceamento de professores. Já opositores da propositura, junto com outras entidades, estão se organizando nos bastidores para combatê-la.
Sem pressa
No entanto, Zanatta disse à coluna que não colocará o projeto para ser votado de imediato. Ele também quer fazer uma ampla discussão da propositura com pessoas da área, com a Secretaria de Educação e com pessoas contrárias. A princípio, porém, ele não pretende fazer nenhuma audiência pública sobre o projeto.
No Facebook
O MBL (Movimento Brasil Livre) de Araçatuba fez uma postagem em sua página no Facebook de uma lousa com a foto dos sete parlamentares que votaram para que o projeto do “Escola Sem Partido” na rede municipal de ensino não tramitasse no Legislativo. A intenção da publicação era criticar os vereadores contrários à propositura. No entanto, opositores da proposta refizeram a postagem do movimento no Facebook e usaram a lousa para homenagear os sete parlamentares que votaram pelo não recebimento da matéria.
Percorrendo o trecho
O vereador Rivael Papinha (PSB) esteve em municípios da região nos últimos dias. O pré-candidato a deputado federal nas eleições deste ano foi para Mirandópolis e Murutinga do Sul e deve estar hoje nas cidades de Gastão Vidigal, Santo Antônio do Aracanguá e Auriflama. Crítico de “forasteiros” que vêm a Araçatuba pedir votos de quatro em quatro anos, Papinha também foi visitar outras regiões, como a de Bauru e Jales. A respeito dos chamados “paraquedistas”, o pessebista disse que, infelizmente, é preciso aceitar as regras do jogo, já que os congressistas não tiveram coragem de aprovar uma reforma política, principalmente, no que diz respeito ao voto distrital.
Expectativa
Informações dos bastidores políticos de Penápolis dão conta de que o governador Márcio França (PSB) deverá estar no município entre os meses de junho e julho para acompanhar a inauguração do prédio que vai abrigar um curso de medicina. Existe a expectativa entre os penapolenses de que França possa anunciar na ocasião a vinda de um AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Cirúrgico para a cidade.
Indício
Para o prefeito Célio de Oliveira (PSDB), o silêncio do governador, quando esteve em Araçatuba na semana passada, precisa ser entendido. Segundo o tucano, se o AME Cirúrgico fosse para Araçatuba, França teria feito o anúncio naquela ocasião.
Comentários sobre esse post