O vereador Lucas Zanatta (PV) vai realizar mudanças em seu projeto que prevê a implantação do Programa Terreno Verde, em Araçatuba. A proposta estava na pauta da sessão da Câmara da segunda-feira (7). Porém, o parlamentar pediu para ela ser retirada da ordem do dia antes de ser votada.
A propositura estabelece o plantio de grama em lotes sem edificações e nos que serão destinados a programas habitacionais no município. No entanto, a comissão permanente de Finanças e Orçamento deu parecer desfavorável à matéria, entre outros motivos, por ela possivelmente onerar os proprietários dos terrenos.
Segundo Zanatta, muitas pessoas estavam com dúvidas em relação ao projeto. O parlamentar chegou a elaborar emendas, mas, para não perder a votação, decidiu retirar a proposta para fazer um novo texto, sem as emendas. Uma das dúvidas é em relação ao plantio. A propositura, a princípio, previa a plantação da grama somente por meio de placas.
A nova redação vai trazer a possibilidade do plantio com sementes também, o que baixaria ainda mais o custo para o proprietário, conforme Zanatta. De acordo com ele, o valor das sementes corresponde a cerca de 10% do preço das placas de grama. Zanatta afirmou ainda que a manutenção da grama é mais barata do que a roçagem de terreno invadido por mato alto.
Levantamento feito pelo gabinete do vereador mostrou que serão necessárias seis roçagens por ano em terrenos tomados por mato, que totalizarão R$ 1,2 mil. Já o custo para a manutenção da grama, que terá que ser feita quatro vezes por ano, será de R$ 600,00 ao todo.

Comentários sobre esse post