Era para ele ser engenheiro civil ou policial militar, mas ainda bem que a música e o público tiveram a honra de ouvir e ver Areobaldo Monfredini como maestro. “A música me absorveu mais”, conta ele que ouvia os grandes cantores da época de rádio e logo começou a se encantar pela música, com apenas 15 anos. E lá se vão 60 de carreira.
Nascido em 1º de fevereiro de 1943, com influências do Jazz e Blues, começou a estudar acordeão e logo depois se dedicou à aprender outros instrumentos, como piano e violino. Foi diretor e arranjador do conjunto regional da Rádio Cultura AM de 1960 a 1970, onde trabalhou com o apresentador Bolinha.
Viajou por todo o Brasil trabalhando também como arranjador de cantores como Ângela Maria, Altemar Dutra, Cauby Peixoto, Jair Rodrigues, Moacir Franco, Nelson Gonçalves, Roberto Carlos e o humorista Chico Anysio.
Os Guanabaras
Em 1958, um grupo de amigos unidos pelo amor à música resolveu criar a orquestra “Os Guanabaras”, regida por Areobaldo e composta, inicialmente, por guitarrista, baixista, baterista, saxofonista, arranjador e contrabaixo. Por ela, passaram vários músicos no decorrer dos seus 34 anos de existência.
Em 8 de agosto de 1958, ocorreu a primeira apresentação, em uma formatura, em Araçatuba, e logo depois, passaram a tocar em bailes na cidade e pela região.
A orquestra começou a fazer sucesso pelo Brasil em 1964, através de três empresários que atuavam nas regiões Nordeste, Norte e Sul.
Fizeram shows por Alagoas, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina e ganharam muita fama na época. Areobaldo lembra que os empresários queriam mudar o nome da orquestra para “Os Guanabaras do Rio de Janeiro”, mas eles nunca deixaram e sempre brigaram pelo nome de Araçatuba. “Nós sempre falávamos: é de Araçatuba, estado de São Paulo e muitas vezes brigávamos por isso.”, conta Monfredini.
O maestro lamenta o conjunto fazer tanto sucesso pelo país e Araçatuba nunca ter dado o devido reconhecimento. “A cidade, na época, não deu valor e até hoje não dá.”, afirma Areobaldo. A orquestra acabou em 1992, com a saída do de seu regente, por motivos pessoais.

Comentários sobre esse post