O Dia das Mães está chegando e o comércio começa a ficar mais movimentado. A expectativa da Fecomércio SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) é que as vendas devem crescer 3,8%, se comparado com o mesmo período do ano passado.
Se essa estimativa se concretizar, o varejo encerrará os cinco primeiros meses do ano com uma taxa acumulada de vendas 3,2% superior à mesma época de 2017, que já apresentava avanço de 3,3% ante 2016.
Nos shoppings da cidade, o movimento também já aumentou desde o final de semana e a expectativa de aumento segue a média da Fecomércio. O Dia das Mães é considerado uma das principais datas de vendas, à frente dos dias das crianças, dos pais e dos namorados; só perde para o Natal.
A gerente de uma loja de roupas no shopping Praça Nova, Francila Viana, apostou em descontos para os presentes do Dia das Mães. Segundo ela, peças que custavam R$ 59 podem ser compradas a R$ 29.
“Os consumidores estão um pouco sensíveis aos preços, então a gente acredita que a oportunidade de vender mais é oferecendo valores mais baixos, fazendo essas promoções para atrair mais quem quer presentear”, afirma. A expectativa dela é de também vender 5% a mais em relação ao Dia das Mães de 2017.
Segundo a Fecomércio, a maior taxa de crescimento das vendas, em maio, deve ser registrada pelas lojas de móveis e decoração (8,5%), seguidas pelas empresas de vestuário, tecidos e calçados (3%), e pelos supermercados (5,4%). Em contrapartida, farmácias e perfumarias, lojas de eletrodomésticos, de eletrônicos e de departamentos devem ter leve queda entre 0,9% e 1%, em relação a maio de 2017.
Conforme a federação, o faturamento dos segmentos mais impactados pelo Dia das Mães, em todo o Brasil, tende a atingir R$ 31,3 bilhões no mês, alta real de 3,4%, o que representa cerca de R$ 1 bilhão acima do resultado obtido em maio do ano passado.
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