As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Araçatuba estão prestando atendimento odontológico a bebês de 0 a 2 anos de idade. O serviço teve início em março deste ano e já teve grande procura. Anteriormente, apenas a Unesp, por meio da Bebê Clínica da FOA (Faculdade de Odontologia de Araçatuba), oferecia gratuitamente o atendimento.
As consultas são acompanhadas de anamnese (entrevista inicial), preenchimento da ficha clínica e orientações para a mãe ou responsável, a respeito de aleitamento materno, uso de bicos e chupetas, higiene da boca do bebê, dieta, uso de fluoretos e transmissibilidade da doença cárie.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Carmem Silvia Guariente, a criança deve ter sua primeira consulta odontológi-ca do primeiro até o sexto mês de vida na UBS mais próxima da residência.
“A consulta odontológica e as orientações sobre higiene bucal são as primeiras ações na promoção de saúde bucal da criança. A manutenção deve ocorrer como uma consequên-cia da atenção precoce”.
Em março, as UBSs realizaram 522 atendimentos a crianças de 0 a 2 anos. Entre as unidades que mais atenderam estão as unidades do bairro Umuarama, Alvorada e São José.
Comentários sobre esse post