No Estado de São Paulo, metade dos casos de intoxicação ocorre por uso indevido de medicamentos. O problema também é grave em âmbito nacional, com registros de duas intoxicações a cada hora pelo mesmo motivo. Os dados são do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas da Fundação Oswaldo Cruz.
O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos – hoje, 5 de maio – foi criado para conscientizar a população quanto aos riscos à saúde que podem ser causados pela automedicação, pelo uso indiscriminado e sem orientação de medicamentos.
O farmacêutico é o profissional de saúde mais acessível e capacitado que a população pode recorrer para tirar dúvidas sobre prescrições ou sobre o uso de medicamentos.
No Brasil, a venda de antibióticos sem prescrição médica é proibida há oito anos. A decisão foi tomada em consequência do uso indiscriminado desses medicamentos, que contribui para o aumento da resistência de micro-organismos e pode diminuir a eficácia dos tratamentos. Além deles, outros medicamentos tarjados, como antidepressivos, por exemplo, também têm sua comercialização proibida sem receita.
USO DEVIDO
A aposentada Leonor Laurete, 77 anos, conta que utiliza diversos medicamentos há mais de 30 anos. “Se eu não tiver um acompanhamento adequado e sair tomando qualquer remédio sem orientação, não sei o que pode acontecer comigo.
Eu sofro com pressão alta, osteoporose, asma e ainda tomo remédio para o coração. Preciso estar em dia com as receitas e ficar atenta para as datas de vencimento de cada remédio”.
De acordo com o delegado do Conselho Regional de Farmácia da região de Araçatuba, Marco Aurélio Poe Santana, existe uso indiscriminado de medicamentos no Brasil porque muitos deles não são vendidos de forma fracionada, ou seja, o consumidor só comprar a quantidade que realmente necessita.
Existe também o uso até o momento em que o paciente se sentir melhor, fazendo com que haja sobra de medicamentos, que por sua vez serão utilizados em uma outra necessidade.
Comentários sobre esse post