Buritama promove, de 7 a 11 de maio, a 2ª Semana Literária na biblioteca municipal Professor Oswaldo Januzzi. Na programação, contação de histórias, exibição de filmes, bate papo com o escritor Ignácio de Loyola Brandão, sarau e oficina literária. Todas as atrações são gratuitas. A abertura acontece amanhã, 7, às 9h e às 14h, com a participação das contadoras de histórias Tania Slonschi e Julia Adelaide de Souza Santos.
O objetivo da semana é incentivar a leitura, apresentar o livro como algo que vai além da palavra e mostrar a variedade de ações de que o público poderá participar durante a semana. Todas as atividades da programação serão concentradas no Centro Cultural Graciliano Ramos.
O escritor Ignácio de Loyola Brandão fará parte da programação do evento. Ele, que já recebeu o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, 2016, como Mestre da Narrativa, o mais conceituado prêmio brasileiro, tem 81 anos e nasceu em Araraquara, interior de São Paulo.
Brandão foi jornalista na cidade natal e rumando para São Paulo, aos 21 anos, continuou a carreira. Trabalhou no jornal Última Hora, depois nas revistas Claudia, Realidade, Setenta, Planeta, Ciência e Vida, Lui e terminou em Vogue. Publicou, até o momento, 37 livros. O primeiro foi Depois do Sol, contos, seguidos pelo romance Bebel que a cidade comeu. Sua bibliografia contém romances, contos, crônicas viagens, infantis e uma peça teatral “A última viagem de Borges”.
Entre suas obras, as mais conhecidas são Zero, Não Verás país nenhum, Cadeiras Proibidas, O beijo não vem da boca, Dentre ao Sol, O verde violentou o muro (em que previu a queda do muro de Berlim, nos anos 80) e Manifesto Verde. Entre os infantis estão O Menino que vendia palavras, considerado a melhor ficção do ano. Em 2015, lançou o infantil Os olhos cegos dos cavalos loucos (prêmio Jabuti) e acaba de publicar Se é Para Chorar que Seja de Alegria (crônicas) comemorando seus 80 anos.
INCENTIVO
Para a responsável pela Unidade Gerencial Básica – Cultura, Luciene de Oliveira Santos, a semana literária é uma forma de compartilhar histórias e boas leituras com o outro, para que a ação se torne um benefício fundamental para a construção de um país de leitores.
“O desejo é que os moradores se envolvam nas histórias, se identifiquem com cada atração, e a leitura passe a ser um hábito, já que cada livro nos apresenta um universo diferente, outras formas de ver o mundo, outras possibilidades e todas as experiências são gratuitas quando se tem um livro nas mãos”, explicou.
Luciene disse que para cativar o leitor é preciso motivá-lo. “Cada pessoa tem um gosto diferente por livros e se permitir que ela escolha o que mais lhe agrade, poderá ser um passo importante para que conheça outras histórias e as boas narrativas poderão contagiar filhos e os familiares, assim a leitura será prazerosa e agradável. É isso que a semana literária quer oferecer aos moradores”, sintetizou.
OFICINA
A oficina “É tudo Palavra! Livro: Roteiro?” ministrada por Giuliana Monteiro discutirá as diferenças entre o processo de escrita de um roteiro cinematográfico de ficção e o processo de escrita de uma obra literária. O público poderá analisar cenas de obras literárias que foram adaptadas para o roteiro cinematográfico. Outra discussão é sobre a arte adaptada para o cinema e porque muitas pessoas têm a sensação de que o livro é muito mais interessante do que o filme.
Serão apresentadas algumas adaptações de obras literárias para o cinema que incluem: Meu Pé de Laranja Lima de José Mauro de Vasconcelos 1968 / filme de Marcos Bernstein de 2012; O Quatrilho filme de Fabio Barreto livro de José Clemente Pozenato e filme realizado em 1995; Cidade de Deus livro de Paulo Lins, filme dirigido por Fernando Meirelles, em 2002; O Auto da Compadecida livro de Ariano Suassuna 1950 e filme de Guel Arraes de 1999; Estação Carandiru livro de Drauzio Varella de 1989/ Carandiru, de 2003, foi dirigido por Hector Babenco.
O Centro Cultural fica na praça Dom Lafaiete Líbano, 16 – Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Informações: (18) 3691-1740.
Comentários sobre esse post