O desrespeito às normas de trânsito fez com que uma caminhonete fosse lançada dentro de um bar e restaurante no início da manhã de ontem (7), em Araçatuba.
O veículo foi atingido por um ônibus da TUA (Transportes Urbanos Araçatuba) e parou sobre a calçada com a traseira no espaço interno, que é ocupado por mesas e cadeiras quando o estabelecimento está em funcionamento.
Segundo a polícia, a colisão aconteceu antes das 7h. O motorista da TUA seguia com o ônibus pela rua Cussy de Almeida, que é preferencial sentido ao bairro. O veículo fazia a linha que passa pelo Shopping Praça Nova e era a primeira corrida do dia.
Quando passava pelo cruzamento com a rua Luiz Nogueira Martins, o ônibus atingiu a lateral da caminhonete Toyota Hilux, com placas de Bilac (SP), cujo condutor desrespeitou a sinalização de pare. Com o impacto, ela rodou no asfalto, subiu com a traseira na calçada e derrubou parte da grade que separa a área interna do estabelecimento e a calçada.
A reportagem esteve no local quando a caminhonete ainda estava parcialmente dentro do bar. O motorista do ônibus estava presente, mas o outro, que teria causado a colisão, não. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele foi atendido no local e encaminhado a um hospital particular da cidade. A idade, o nome e o estado de saúde dele não foram divulgados.
A Polícia Civil foi comunicada que na colisão não houve vítima com gravidade, motivo pelo qual dispensou o envio de equipe do IC (Instituto de Criminalística) para realização de perícia. Um representante do estabelecimento danificado pela caminhonete acompanhou o trabalho dos policiais.
Ele comentou que é comum ocorrer acidentes nesse cruzamento, devido à pouca visibilidade dos condutores que trafegam pela rua Luiz Nogueira Martins, que tem mão única sentido à avenida Joaquim Pompeu de Toledo.
De acordo com ele, já foi protocolizado na Prefeitura pedido para instalação de uma lombada, que forçaria os condutores de veículos que seguem pela Cussy de Almeida a reduzirem a velocidade antes do cruzamento. “Ainda bem que o acidente aconteceu num horário em que o bar não está funcionando, caso contrário, seria uma tragédia”, comentou.
O bar e restaurante promove atrações musicais diariamente e atrai grande público. Muitos dos clientes ficam em frente ao estabelecimento e na calçada. No local que teve a grade derrubada também há mesas disponíveis para os frequentadores. Apesar dos danos sofridos, a empresa abriu normalmente para o almoço e funcionaria no período da noite.
VISIBILIDADE
A reportagem constatou que no cruzamento onde ocorreu a colisão existe sinalização de solo e vertical indicando que a parada é obrigatória para quem segue pela rua Luiz Nogueira Martins.
Porém, a faixa onde os veículos devem parar fica no limite do muro de imóvel existente na esquina, no lado esquerdo da via.
Além disso, existem várias árvores nessa calçada e constantemente há carros estacionados à beira da guia de sarjeta.
Com isso, para visualizar se há veículos antes de iniciar a passagem, o motorista que trafega pela Luiz Nogueira Martins precisa avançar na Cussy de Almeida, aumentando o risco de acidentes.
Uma solução, por se tratar de duas vias de tráfego intenso, seria a instalação de semáforos. A reportagem questionou a Prefeitura se há projeto para melhoria da sinalização, visando prevenção de novos acidentes no cruzamento, e se existe pedido de instalação de lombada no local.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informou, em nota, que enviaria uma equipe para realizar vistoria e avaliar as condições do cruzamento. “Dependendo da necessidade, será instalada uma lombada”.
Também em nota, a direção da TUA afirmou que não houve feridos entre os ocupantes do ônibus, que ficou pouco danificado. “Foi enviado outro veículo para dar continuidade à linha”, completou.
Comentários sobre esse post