A Asperbras Empreendimentos Imobiliários, dona do prédio do antigo Araçafrigo, em Araçatuba, prepara a retomada das operações da planta industrial. O imóvel abrigou uma unidade do frigorífico Mataboi, que encerrou as atividades em 2010, e desde então está fechado.
O primeiro passo para o funcionamento da indústria foi a publicação de um decreto pela prefeitura, permitindo o uso, a título precário, de uma área de terra localizada nos fundos do imóvel, onde ficam as lagoas para o tratamento de resíduos. O decreto foi publicado nesta nesta quinta-feira (3).
A Asperbras informa que o espaço está desocupado desde que o Mataboi encerrou as atividades e agora está se preparando para renovar as licenças ambientais e sanitárias para futura negociação imobiliária, visando a retomada das atividades na planta industrial. Segundo o grupo, a capacidade instalada da planta em Araçatuba é de abate e desossa de 1.200 cabeças de gado por dia. A unidade está capacitada para abatedouro, desossa e armazenamento da produção.
Sobre a geração de empregos, dependerá da estratégia do futuro operador, mas estima-se que sejam criados de 500 a 1.200 postos de trabalho. “Após a obtenção da renovação das licenças ambientais e sanitárias, a planta estará apta para operar nos mercados interno e externo”, informa a Asperbras.
Em relação aos investimentos necessários para a reativação do frigorífico, a empresa argumenta que desde que adquiriu o imóvel investiu na renovação dos equipamentos e na ampliação das instalações. “Agora as adaptações são pontuais para obtenção das renovações das licenças”, diz a Asperbras em nota enviada à Folha da Região.

Comentários sobre esse post