A Vigilância Epidemiológi-ca de Araçatuba confirmou 14 casos de dengue na cidade neste ano, segundo balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na última sexta-feira (28).
Apesar de o número ser considerado baixo diante de quadros de epidemia registrados em anos anteriores, chama a atenção o fato de a quantidade de casos ter dobrado em 15 dias. Balanço divulgado no último dia 13 pela própria secretaria apontava a existência de sete casos positivos de dengue no município.
A Vigilância Epidemiológica argumenta que o aumento dos casos positivos nas últimas semanas ocorreu porque era aguardado o resultado de exames feitos em pacientes com sintomas da doença. “Porém, esses casos estão distribuídos por semana epidemiológi-ca e já era esperado, devido a nossa região ser área endêmica para doença”, informa o serviço em nota da assessoria de imprensa.
A Secretaria de Saúde informa que até esta segunda-feira havia 22 notificações aguardando resultado de exame e, com a chegada do inverno, os casos tendem a diminuir.
Entretanto, a pasta informa que por Araçatuba estar em área endêmica de dengue, casos podem ocorrer em qualquer período do ano. Por isso, a Prefeitura dará continuidade nos trabalhos de prevenção, bloqueios e manejo das arboviroses (doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue).

Comentários sobre esse post