“Se a vida continua e se todos estão aqui de passagem, a ‘morte’ é uma piada!”. Essa é a frase que sustenta e embasa o enredo da segunda temporada da peça “A morte é uma piada 2”, do diretor e ator Renato Pietro. Na próxima segunda-feira (30), véspera de feriado, o público de Araçatuba poderá acompanhar o espetáculo no teatro Paulo Alcides Jorge, a partir das 19h30.
Os ingressos estão sendo comercializados na Livraria Espírita Rolando Perri Cefaly e no Centro Espírita Irmã Angélica. Há desconto de 50% no valor do ingresso para as compras nos dois estabelecimentos, até as 15h do dia 30.
Leitores da Folha da Re˜gião podem adquitir os convites com desconto apresentando o recorte do anúncio do show, presente nesta edição. O ingresso pode ser retirado na sede do jornal, na Rua Joaquim Fernandes, 445, Jardim Nova Iorque.
Após o retorno das turnês do EUA, Uruguai e Argentina, Renato Prieto decide que tem que fazer a vontade de seu público e montar uma nova versão da peça A morte é uma piada.
Com um texto que se entrelaça no drama e comédia em narrativas do cotidiano, com uma forma bem humorada e sensível, dialoga com sua plateia sobre temas que merecem atenção, como vida, sonhos, morte e o relacionamento entre as pessoas no contexto humano.
Com uma pegada Stand up comedy, mas com uma refinada e tradicional teatralidade, a peça aproxima e diverte o público. Essa conexão leva a reflexão com alguns dos textos e, a alegria com os causos, piadas e tiras que ali são apresentadas pelos atores Renato Prieto, Rogério Faria e Victor Meirelles.
PEÇA
Um espetáculo de humor, reflexão e espiritualidade, traz histórias de um tema onipresente e universal, segundo seus idealizadores. A espinha dorsal do espetáculo é tratar o tema de forma peculiar e humorada, levando o espectador a momentos de compreensão, reflexão e desmistificação do assunto vida/morte, sejam elas engraçadas ou não e sem perder a sua função de entretenimento com um teatro de qualidade. Todo o tema é tratado com leveza para o público, levando-os a refletir sobre a vida.
Segundo Renato Prieto, a peça traz um “humor, é muito sadio, simples de ser entendido. Não é uma coisa de ficar mexendo num tema, sem ter uma propriedade de assunto. É um humor pertinente ao assunto”. Ele também relata a alta interação do público com a peça.
A peça será aberta com a leitura de uma carta psicografada da mãe do ator principal, que faleceu há 14 anos. “Começa permeando essa mensagem. A partir daí, vai se ligando um quadro no outro, levando uma mensagem leve e perceptível”, explica Renato.
Para os organizadores, o espetáculo “A morte é uma piada 2” tem como principal objetivo oferecer um texto cativante com uma linguagem teatral clara e ao mesmo tempo divertida e acessível, dando a qualquer público a oportunidade de reflexão e ensinamentos sobre um tema universal, que origina questionamentos inquietantes.
O processo criativo do espetáculo está estruturado, segundo seus idealizadores, “em cima de ideias que o homem tem sobre a morte, que independente da escolha filosófica ou religiosa, acredita que a vida continua, logo a “morte” é uma piada e todos terão que passar”.
ESPIRITISMO
“Como que, ao mesmo tempo em que Deus é bom para todos, ele condenaria uma pessoa a queimar no inferno, sem ter a chance de ser perdoado?”, questiona o ator e diretor da peça Renato Prieto, que enfatiza que as ideiais espíritas sobre a morte vêm ocupando esse antigo conceito.
“Num país com tanta diferença social, que justiça divina seria essa, que condena uns a viver na miséria e outros vivendo muito bem, usufruindo de toda a fartura do país?”, novamente provoca o ator.
Para ele, a maior prova de que os ideais do espiritismo kardecista estejam se propagando está refletida na quantidade de filmes, novelas, séries e peças que retratam os temas. Um exemplo citado pelo ator é “Nosso Lar”, no qual ele protagonizou o médico André Luiz, célebre nas publicações espíritas, e que levou mais de 40 milhões de pessoas a acompanharem o longa em todo o mundo.
ATORES
Com mais de 30 anos de carreira, Renato Prieto é ator e diretor teatral. Já atuou em TV e teatro, tendo estado em mais de 35 produções. Seu papel de maior destaque foi ser protagonista do filme Nosso Lar, interpretando o médico André Luiz.
Atualmente, Nosso Lar já foi visto por mais de 10 milhões de pessoas no Brasil, sendo exibido em mais de 45 países no mundo.
Já Rogério Faria é ator e cineasta e estudou na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Fez participação em telenovelas como Eterna Magia, Torre de Babel, Zazá, Barriga de Aluguel, Labirinto e Aquarela do Brasil. No teatro, participou de montagens como A vida é sonho, Além da Vida, O Semeador de Estrelas e Nosso Lar.
Victor Meirelles é ator, arte educador e ativista cultural. Meirelles já atuou na TV em participações no Hoje em Dia da Record, Mulher Invisível e Agamenon. No teatro, ele já realizou espetáculos como Encontros Impossíveis, Mãe Coragem, Cantos do Brasil, Bullying não quero ir para Escola.
Comentários sobre esse post