A Prefeitura de Araçatuba divulgou ontem que o índice do Lira (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) chegou a 8,4% no município. Ou seja, esse é o percentual de imóveis com presença de criadouros positivos para larvas de Aedes aegypti. O ideal, de acordo com o Ministério da Saúde, é 1%.
O levantamento foi realizado de 2 a 25 de abril em oito grupos de bairros e regiões avaliados pelas equipes neste relatório.
Conforme as diretrizes do levantamento, locais com até 1% estão em condições satisfatórias; de 1% a 3,9% estão em situação de alerta e superior a 4% há risco de surto de dengue.
De acordo com a última atualização de dados da Prefeitura, Araçatuba registrou neste ano 16 casos de dengue, sendo um deles, importado de Águas de São Pedro. Ano passado foram 103 casos e uma morte por causa da doença.
A coordenadora do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Celia Taiacol, ressalta que é importante ter atenção com água parada, ralos internos e externos das residências, pratos que dão suporte às plantas, bebedouros de animais domésticos, entre outros.
Comentários sobre esse post