Após uma reunião entre a administração municipal e o Sisema (Sindicato dos Servidores Municipais de Araçatuba e Região), realizada ontem, ficou acertado que o reajuste dos servidores municipais deste ano será de 5,10%. Segundo o presidente do Sisema, vereador Denilson Pichitelli (PSL), o percentual corresponde a 2,94%, que é equivalente ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e 2,16%, referente ao ganho real.
Além disso, a Prefeitura vai reajustar também o vale-alimentação de R$ 270,00 para R$ 300,00, já a partir do próximo mês. Pichitelli fará uma assembleia com os servidores no próximo sábado (28) para votar a proposta de aumento salarial.
Positivo
O sindicalista e vereador comentou que a categoria considerou o reajuste positivo. Ele contou que, mesmo não sendo o ideal ainda, o percentual agradou aos funcionários públicos da Prefeitura de Araçatuba. Conforme Pichitelli, a categoria quer recuperar uma perda salarial de 10,67%, que vem ocorrendo desde 2015, quando o ex-prefeito Cido Sério (PRB) não concedeu reajuste. Porém, o sindicalista acredita que se a administração municipal der a cada ano um percentual de ganho real, logo essa perda será recuperada.
Para os secretários
Porém, a administração municipal anunciou ainda que também enviará um projeto de lei com o objetivo de corrigir os salários dos secretários municipais, chefe de gabinete e procurador geral, ao percentual de 9,22%. Para chegar a esse valor, foram somadas as inflações de 2016 (6,28%) e de 2017 (2,94%), apurados pelos mesmos índices. Talvez a proposta possa causar polêmica, já que, geralmente, qualquer reposição sugerida para agentes políticos costuma não agradar a população. /Ronaldo Ruiz colaborou.

Comentários sobre esse post