Fechado há mais de 10 anos, o Musicam (Museu do Som, da Imagem e da Comunicação) “Alcides Mazzini” começou a ser recuperado pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC) de Araçatuba. No local está guardada uma parte significativa da história do município por meio de objetos de emissoras de rádios e de empresas jornalísticas de todas as épocas.
Após a descupinização, realizada há quinze dias, funcionários do Departamento de Patrimônio da SMC iniciaram a limpeza pesada da casa e separação do acervo e os trabalhos de limpeza e organização das peças. O Musicam é uma das residências da Vila Ferroviária, localizado na rua Joaquim Nabuco, 143.
Em visita recente, a secretária municipal de Cultura, Tieza Lemos Marques, lamentou a situação do acervo. “É uma pena ver tantos equipamentos importantes abandonados dessa forma. Em breve teremos de volta esse lugar de ricas relíquias para a história da comunicação de nossa cidade”, disse ela.
A SMC fará reparos no telhado do museu para, então, começar o trabalho de análise e identificação das peças, montagem de algumas delas e organização e disposição do acervo para que o local possa ser aberto à visitação, o que deve levar alguns meses.

Comentários sobre esse post