Com apenas poucas linhas e o mínimo de palavras possíveis, o microconto é uma espécie de conto muito pequeno, que deixa o leitor imaginar, enquanto o autor tem o objetivo de sugerir o contexto da história. Em Araçatuba, o grupo virtual “Microcontofatimaflorentino” foi criado em 2017 em uma página no Facebook e já promoveu o I Concurso de Microcontos de Araçatuba.
Os criadores do grupo são Fátima Florentino, Rita Lavoyer e Wandyr Zafalon. A iniciativa é para que mais pessoas tenham acesso a esses minicontos e até possam publicar suas criações. Hoje, são mais de 350 membros de todos os lugares do Brasil e de Portugal.
INÍCIO
Rita Lavoyer participava de concursos de microcontos promovidos pelo grupo Escambau, do Ceará, que reúne mais de 3000 membros do Brasil do mundo, e que aconteciam de três a quatro vezes ao ano, durante um mês. Depois, vieram a participar Fátima Florentino e Wandyr Zafalon. Quando a etapa do concurso acabou, em meados de 2017, Fátima passou a enviar, todos os dias, palavras para Rita fazer um microconto e publicar em seu perfil de Facebook.
Wandyr sempre comentava e curtia as publicações e, assim, deram início ao grupo. “Resolvemos criá-lo porque várias pessoas criavam seus micros e publicavam nos comentários das nossas publicações”, conta Fátima.
Não demorou muito para as pessoas começarem a procurar o grupo para publicar as suas criações; até gente do grupo Escambau publicou. Primeiro elas comentam nas publicações dos participantes e, depois, se arriscam a escrever e publicar o próprio miniconto.

Comentários sobre esse post