Quinze veículos a diesel foram multados ontem, em Araçatuba, durante a Operação Fumaça Preta da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). A ação foi realizada em 22 pontos do Estado e teve como objetivo evitar episódios críticos de poluição do ar. Ao todo, 731 veículos foram multados.
Em Araçatuba, o ponto de fiscalização foi na rodovia Marechal Rondon (SP-300), onde 909 veículos foram vistoriados. Desses, 15 apresentaram irregularidades. Os caminhões eram parados e aparelhos chamados opacímetros verificavam as emissões que saíam dos tubos de escapamentos.
Nos veículos em que não havia a abordagem, os fiscais utilizaram a Escala de Ringelmann, uma cartela que permite a comparação visual da intensidade da fumaça com os tons colorimétricos impressos, permitindo a constatação de desconformidade. Esses motoristas foram multados em R$ 1.542.
No entanto, quem foi multado pode obter uma redução de 70% do valor da autuação se levar o veículo até uma oficina cadastrada pela Cetesb e fazer a regulagem do motor. Mas precisa, posteriormente, comprovar esse reparo junto à agência ambiental paulista.
Comentários sobre esse post