Teatro do Sesc Birigui: espaço começa 2018 com grande entusiasmo

Sesc Birigui inicia o ano com várias atividades

Ações vão do teatro ao meio ambiente; confira

O Sesc Birigui inicia 2018 com uma série de programas culturais já na primeira semana do ano. Com show, teatros, exposições, oficinas infantis, além de atividades esportivas, literatura, meio ambiente e tecnologia.

Como já noticiado pela Folha, o pianista Eder Giaretta recebe Danilo Caymmi numa apresentação de música erudita mesclada ao jazz com seu grupo instrumental Quarteto Rapsódia, se apresenta nesta sexta (5), às 20h30. Para este show, o pianista biriguiense convida um dos principais nomes da MPB, Danilo Caymmi, que, acompanhado do violonista Davi Mello, se junta ao quarteto para apresentar algumas de suas canções.

No domingo (7), a partir das 17h, o espetáculo "O Sonho de Jerônimo", contará a história de Jerônimo Jerimum e um intrigante sonho. Sempre repetitivo, a ilusão noturna o informa com uma voz dizendo para ele sair do lugar de onde vive com o seu tio Plínio, um inventor genial e atrapalhado. Com classificação livre, os ingressos da apresentação devem ser retirados com 1h de antecedência.

Já no campo de artes visuais a exposição "(Re)Inventar - Arte Popular Brasileira" exibe parte do acervo do Museu Casa do Pontal, do Rio de Janeiro, com destaque para obras de 21 artistas inventivos. A mostra dialoga com a criatividade e seu poder de transformar a vida, apresentando artistas das camadas populares que inventam mundos imaginários e os compartilham conosco por meio de suas esculturas e modelagens. Disponível para visitas de 2/1 a 24/03, de terça a sexta, das 13h às 21h30 e sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h, a exposição pode receber agendamento de visitas pelo e-mail agendamento@birigui.sescsp.org.br.

CRIANÇAS
As crianças terão oficinas e atividades de vivência nessa primeira semana do ano. A oficina "Brincadeiras Tradicionais” será realizada com instrutores de atividades infantojuvenis do Sesc. A proposta tem como objetivo relembrar as brincadeiras que atravessam gerações e suas diversas possibilidades, resgatando jogos e brincadeiras tradicionais e discutindo a importância dessas experiências, do brincar e de se aproximar.

As atividades serão realizadas nos dias 3, 4, 5 e 10, quarta a sexta, das 16h às 18h, no Quintal/Gramado do Sesc (entre a quadra e o campo). A ação é grátis e recomendado para crianças de 7 a 12 anos.

A bolinha de gude e o futebol de botão também estão entre as atividades voltadas para a garotada nesta primeira semana de 2018. O jogo de bolinhas de gude atravessa gerações e será apresentado ao público em mesas e nas modalidades "box" e "triângulo". A atividade, realizada por educadores do grupo Simon, é uma oportunidade de relembrar ou aprender este jogo. Será realizada na quinta-feira (4), das 14h às 21h, também gratuita.

Na sexta-feira (5), também ministrada pelos educadores do grupo Simon, o futebol de botão, que representa sobre a mesa uma partida entre equipes de futebol, será proporcionada ao público que já o conhece e àqueles que querem aprender a jogar.

ESPORTE
Na área do esporte, a palestra "A participação da mulher nas lutas" será realizado no sábado (6), a partir das 11h. A lutadora de jiu jitsu Kyra Gracie e a professora dra. Helena Altmann farão um bate-papo com o público a respeito da participação da mulher no esporte e nas lutas e suas repercussões na sociedade.

No mesmo dia, Kyra ministrará técnicas e movimentos da luta, compartilhando experiências com os participantes, a partir das 14h. As atividades tem classificação indicativa de 12 anos.

No domingo (7), a partir das 9h30 até as 11h30, o atleta Magal ensinará as principais técnicas do futevôlei. Ele é um dos criadores desta modalidade. No mesmo dia, brincadeiras aquáticas serão realizadas pela equipe técnica esportiva do Sesc Birigui. Atividades recreativas como caça ao tesouro, cabo de guerra e travessia, voltadas ao público infantil estão entre os atrativos oferecidos.

LITERATURA
O campo literário terá atividades de contação de história com "Quem cochicha, o rabo espicha" e "Cada macaco no seu galho!", com a contadora de história Vivian Catenacci.
Em "Quem cochicha, o rabo espicha", que será realizada no sábado (6), a partir das 15h, a proposta da narradora são histórias que desvendam o que se oculta à vista e aos ouvidos, desafiando o público a descobrir o que há de mais escondido na trama narrativa.

Já no domingo (7), a partir das 11h, em "Cada macaco no seu galho!", narrativas tradicionais contam as peripécias de um dos bichos mais populares do imaginário brasileiro: o macaco. Os contos narrados são entremeados por adivinhas e roda de versos bem humorados sobre os animais da fauna brasileira. 

MEIO AMBIENTE
Com uma proposta de temática do meio ambiente, o Sesc Birigui realiza de 2 a 30 de janeiro, sempre as terças-feiras, das 17h às 18h, a visita mediada ao "Teto Verde". Acompanhados por agentes de Educação Ambiental, os visitantes poderão ver os mais de dois mil metros quadrados de laje do edifício, que foram cobertos com um sistema que permite o cultivo de plantas vivas, naturais – mesmo nas condições mais extremas do clima urbano. A visitação tem limite de 15 pessoas por turma. As inscrições podem ser feitas pelos e-mails: meioambiente@birigui e sescsp.org.br

Outra atividade guiada será a “Rotas da Sustentabilidade”, que mostra estruturas sustentáveis da unidade e englobam água, energia e áreas verdes. A atividade pode ser agendada também pelo e-mail da visita anterior, sempre as quartas-feiras, de 3 a 31 de janeiro, das 14h às 16h.

Dentro das áreas tecnológicas a instalação “Ocupação Maurizio Zelada”, onde o Espaço de Tecnologias e Artes da unidade é tomado por obras do artista, que discute em suas pesquisas os limites da funcionalidade da invenção humana. Na instalação, serão apresentados dispositivos que aludem a “máquinas abertas”. A ocupação é um convite a desvendar os mistérios de como estas máquinas funcionam. A atividade será realizada de 2 de janeiro até 4 de março, de terça a domingo, das 10h às 19h.

OFICINAS
Dentre as oficinas que serão realizadas estão “Composteira para Pequenos Espaços”, “Fanzine” e “Construção de Tear”. Na primeira, ministrada por Aline Yuri Hasegawa, os participantes serão estimulados a usar criativamente materiais de seu cotidiano para confeccionar dois tipos de composteiras para ambientes pequenos, que serão sorteadas entre o grupo. Será realizada nesta quarta (3) e na quinta (4), das 14h30 às 17h30.

Já na oficina de "Fanzine", com Deva Bhakta, os participantes aprenderão os passos para a produção de um Fanzine (material impresso feito de forma alternativa e independente): coleta de informações, escolha de layout, fotos, além de técnicas de escrita e diagramação. A atividade será realizada também na quarta e quinta, das 18h30 às 21h30, no Espaço de Tecnologias e Artes.

A construção de tear, com Aline Yuri Hasegawa, que começou na quarta (3) e se estende até o dia 12, das 14h30 às 17h30, permitirá ao participante construir um tear com material de baixo custo e de fácil manuseio. Posteriormente, os teares serão utilizados como ferramenta para a confecção de faixas têxteis.

Já os apaixonados por vídeo e câmeras poderão aprender mais com o curso "Criação de vídeo com Câmeras DSLR", ministrado por André Aoki, repórter cinematográfico, operador de câmera e editor. 

O curso, que será realizado nos dias 6 e 7, das 10h às 17h, demonstrará a utilização de câmeras DSLR para a gravação de vídeos, por meio de técnicas de captação e edição, com o objetivo de instruir os participantes a compreender as melhores condições de configuração da câmera e os instrumentos básicos de pós-produção. A prática prevê filmagens de divulgação do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Birigui.

LINK CURTO: http://folha.fr/1.382353

Curta nossa fanpage e receba notícias pelo Facebook