Calor tem castigado a região de Araçatuba nos últimos dias

Região tem cinco dias seguidos com temperaturas acima dos 39º

A informação está nos registros da Rede Agrometeorológica

Desde o último dia 9, a temperatura máxima passa dos 39ºC em toda a região noroeste do Estado de São Paulo. A informação está nos registros da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, mantida e operada pelo setor de hidráulica e irrigação da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Ilha Solteira.

Só na última sexta-feira (13), o forte calor se manteve e a temperatura em Ilha Solteira chegou aos 40,3ºC por volta das 15h15, enquanto em Sud Mennucci, a 40,7ºC às 16h05, com toda a região registrando as temperaturas mais altas do ano. As altas temperaturas se mantiveram ao longo de sábado em todo o Noroeste Paulista.
maior e menor

No Noroeste Paulista, o municipio de Paranapuã lidera em temperaturas máximas médias, com 34,5ºC.  Pereira Barreto, na Estãncia Santa Délia, tem a menor média entre as temperaturas máximas, com 32,8ºC e no outro extremo do município, às margens do rio Tietê, a média está em 33,6ºC.

ALERTA
Os pesquisadores de Ilha Solteira alertam para o fenômeno da evapotranspiração, que é a perda de água do solo para atmosfera, pela evaporação do solo e transpiração das folhas. Para a máxima produtividade, esta perda de água deve ser reposta pelas chuvas ou pelos sistemas de irrigação, mas o Noroeste Paulista tem sofrido com taxas muito elevadas, as maiores do Estado de São Paulo.

De acordo com a Unesp, a média do mês de outubro em todo o Noroeste Paulista está em 4,3 mm/dia, com média para Pereira Barreto (Estação Santa Adélia) de 4,9 mm/dia e Populina em 3,9 mm/dia. Em Pereira Barreto as áreas irrigadas predominantes são grãos e pastagens, enquanto em Populina, citros e a produção predominam sob os sistemas de irrigação.

Para a maioria dos municípios do Noroeste Paulista já são dez dias sem chuvas e 12 mm de chuva foram registrados somente em Itapura na quinta-feira. 
As chuvas em outubro na região tiveram um volume médio de 80 mm, o mesmo valor esperado historicamente para este mês. Em setembro, a expectativa era de 66 mm, mas nada choveu.

LINK CURTO: http://folha.fr/1.367710

Curta nossa fanpage e receba notícias pelo Facebook