Prefeitura de Birigui aplica 15 multas desde janeiro em donos de terrenos sujos

A Prefeitura de Birigui anunciou nesta terça-feira (6) que aplicou, desde janeiro, 15 multas a proprietários de terrenos sujos ou com mato alto que não fizeram a limpeza após serem notificados. O valor é de R$ 2.209,42. "Nestes casos, o serviço é realizado pela administração, sendo cobrada ainda uma taxa de R$ 4,35 por metro quadrado. A medida é regulamentada pelas leis municipais 5.849/14 e 6.140/15", informa nota divulgada à imprensa.

Conforme balanço da Secretaria de Serviços Públicos, Água e Esgoto, até o momento foram registradas 450 notificações. Na manhã desta terça-feira, a secretaria realizou a roçagem de dois terrenos no bairro Eurico Caetano. Em 2017, foram emitidas 3.921 notificações, com 45 multas aplicadas.

REGIÕES
O encarregado do setor de limpeza pública da Prefeitura, Marcos José de Carvalho, disse que as notificações abrangem propriedades de todas as regiões da cidade. Segundo ele, a maioria dos donos de lotes com mato alto ou lixo tem colaborado, fazendo a limpeza no prazo de cinco dias, depois de notificado, para evitar a multa.

"As notificações são feitas pelo Correios – via aviso de recebimento – ou por edital, publicado no Diário Oficial Eletrônico do município. Passados cinco dias, fazemos uma nova fiscalização e, caso a determinação não tenha sido cumprida, fotografamos a área para provar que o espaço continua abandonado, agendamos a limpeza e fazemos a autuação”, explicou Carvalho.

Segundo o encarregado, o objetivo do setor não é multar, mas fazer com que os proprietários mantenham as áreas limpas, a fim de manter a cidade livre de criadouros do mosquito Aedes aegypti e do aparecimento de animais peçonhentos. “A administração municipal vem fazendo a sua parte, executando diariamente a limpeza de terrenos e espaços públicos”, disse na nota.

DENÚNCIAS
Denúncias sobre terrenos em situação de abandono podem ser feitas na Secretaria de Serviços Públicos, Água e Esgoto, na rua Roberto Clark, 672, ou pelo telefone (18) 3643-6207. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h. (Com informações da assessoria da Prefeitura)

LINK CURTO: http://folha.fr/1.387931

Curta nossa fanpage e receba notícias pelo Facebook