Vizinhos comentaram que a Prefeitura vai fazer o serviço em toda a cidade

Poda de árvores revolta moradores de Piacatu

Eles ficaram comovidos com situação das árvores

Um serviço de poda que atingirá 1.800 árvores plantadas em Piacatu, a maioria da espécie oiti, está causando revolta em alguns moradores da cidade. Eles alegam que a Prefeitura tem feito o serviço de forma drástica, deixando os galhos praticamente “pelados”. O advogado Sandro Silva, de 40 anos, não mora no município, mas visitou parentes que moram em Piacatu no último final de semana e diz ter ficado comovido com a situação das árvores. “Achei uma poda muito baixa e fui pesquisar na internet. Vi que a poda drástica, quando retira toda a copa da árvore, é considerada crime ambiental”, comentou.

Silva chegou a ligar para a Polícia Ambiental de Araçatuba para denunciar o caso. “Disseram que uma viatura iria até lá.” A reportagem não conseguiu contato com a polícia, até o fechamento desta edição. Ainda de acordo com o advogado, vizinhos de seus familiares comentaram que a Prefeitura vai fazer o serviço em toda a cidade. 

“Muitos estão revoltados com a situação. Teve um senhor que disse que, se for preciso, irá até as últimas consequências para não deixar fazer isso na árvore de sua casa.” Já a Prefeitura de Piacatu explicou que, como a poda não era feita há alguns anos, está sendo necessário cortar os galhos grossos, quando as folhas também desaparecem. “Quando as árvores são podadas regularmente, têm outra aparência”, explicou a assessoria de imprensa.

MUDANÇA
Para o próximo ano, a administração municipal informou que as árvores terão uma poda mais “leve”. É o primeiro serviço de poda na gestão atual, do prefeito Euclásio Garrutti (DEM), que tem que ser feita por conta de registros de acidentes em rede de energia; fechamento de ruas e prejuízo à iluminação pública.

Piacatu não possui lei municipal que regulamenta a poda. Contudo, conforme a Prefeitura, o serviço está sem feito com todo o cuidado, pois essa época é de dormência das plantas, momento em que sofrem menos, de acordo com recomendações técnicas.

PLANTIO
Em Araçatuba, uma ação voluntária será feita neste sábado (15), na praça João Pessoa. O empresário Luiz Antônio Lula Sousa Lima, de 68 anos, comprou seis mudas de “pau ferro” e vai plantar no local. A intenção é realizar essa ação nas demais praças da cidade.

LINK CURTO: http://tinyurl.com/y9t26ho8