Espaço está alinhado à calçada, para que portadores de necessidades também possam acessá-lo

'Parklet' é instalado em rua da região central da cidade

Birigui ganhou nesta sexta-feira (19 ) seu primeiro “parklet”, área ao lado das calçadas, onde são construídas estruturas para criar espaços de lazer e convívio onde anteriormente havia vagas de estacionamento de carros. A novidade foi instalada na rua Barão do Rio Branco, em frente a um restaurante.
 
A instalação de “parklets” na cidade é regulamentada pelo decreto nº 5.838/2017, de autoria do prefeito Cristiano Salmeirão (PTB). "Queremos humanizar e democratizar o uso da rua, tornando-a mais atrativa e convidativa, além de provocar uma reflexão sobre a cidade que queremos habitar. Essa iniciativa deve tornar possível uma nova política pública de urbanismo”, comentou Salmeirão.
 
Os “parklets” surgiram nos Estados Unidos, em 2005, com o objetivo de gerar uma discussão sobre a igualdade do uso do solo. No Brasil, o conceito surgiu em 2012 e o primeiro ‘parklet’ foi instalado no ano seguinte. “Birigui segue o exemplo de grandes centros, que buscam, com uma extensão da calçada, oferecer um espaço público de lazer e convivência”, diz o prefeito.

PARCERIA 
Salmeirão disse que fez um desafio ao empresário que abriu o restaurante em Birigui. “Eu brinquei com o proprietário dizendo que só comeria no restaurante se ele instalasse um ‘parklet’ na rua. Ele estudou a ideia e implantou a custo zero para a administração”, explicou.

Os espaços são acessíveis ao público, sendo vedada, em qualquer hipótese, a utilização exclusiva para seu mantenedor, segundo a Prefeitura. O espaço criado na rua Barão do Rio Branco está nivelado com a calçada, sendo acessível aos cadeirantes e portadores de deficiência.
 
PROJETOS
O “parklet” pode ser implantado por pessoa física, jurídica ou pelo público. “Acredito que este seja o primeiro de vários que serão instalados”, comentou o chefe do Executivo, que pretende realizar uma reunião com a Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui) para detalhar o conceito aos interessados.

LINK CURTO: http://tinyurl.com/lchoaet

Curta nossa fanpage e receba notícias pelo Facebook