Atividade feita em escola de Buritama

Mostra conta histórias inéditas da população de Buritama e Promissão

Ação foi realizada por alunos da rede municipal

Buritama e Promissão serão palcos nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, respectivamente, da mostra final do projeto “Todo lugar tem uma história para contar”, realizado por meio de parceria entre Ministério da Cultura, AES Tietê, Instituto AES e Museu da Pessoa, com apoio das prefeituras municipais. Os eventos são gratuitos e abertos ao público.

As cidades receberão a exposição do material produzido durante o projeto, junto ao lançamento do catálogo “Todo lugar tem uma história para contar – Memórias de Buritama e Promissão”, que traz as histórias dos municípios que não aparecem nos livros. 

São narrativas, contos, superstições e causos de personagens únicos, que optaram por uma das cidades para construírem seus lares. A mostra e o catálogo são resultados do trabalho de formação continuada de 56 professores, desenvolvida entre abril e novembro deste ano, por meio da metodologia do Museu da Pessoa, e sua aplicação em 952 alunos de dez escolas dos dois municípios.

As narrativas presentes no catálogo são textos coletivos produzidos pelos alunos, a partir de entrevistas realizadas com os moradores das cidades, sob a orientação dos professores participantes. Também foram produzidos desenhos dos entrevistados e suas lembranças.

A ação foi realizada pelo Ministério da Cultura e Instituto Museu da Pessoa como parte do projeto: Plano Anual de Atividades do museu da Pessoa de 2017, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Promissão e Buritama, com patrocínio do Instituto AES e AES Tietê.

MUSEU DA PESSOA
O Museu da Pessoa é um espaço virtual e colaborativo fundado em São Paulo em 1991. Desde sua origem, busca registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão. 

O acervo conta, atualmente, com mais de 17 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados, tornando-se assim um importante acervo referente ao patrimônio imaterial cultural e histórico do Brasil, protegendo as expressões culturais da sociedade brasileira por meio das histórias de vida.

LINK CURTO: http://folha.fr/1.375668

Curta nossa fanpage e receba notícias pelo Facebook