Escritores de renome participarão de bate-papo em cidades da região

A região de Araçatuba receberá mais um módulo do projeto Viagem Literária. O programa do Governo Estadual traz autores famosos para discussões e palestras em várias cidades. Desta vez, as bibliotecas de Araçatuba, Avanhandava, Birigui, Buritama, Guararapes, Lourdes, Mirandópolis e Penápolis receberão os consagrados escritores Ricardo Lísias, Marcia Tiburi e João Anzanello Carrascoza.

Os autores, conquistadores de prêmios nacionais e internacionais, estarão presentes nas cidades escolhidas, onde contarão sobre seus processos criativos e novidades do mundo literário. Na região, o projeto ocorrerá entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro. De acordo com a Secretaria da Cultura de São Paulo, este módulo, que é o terceiro, do Viagem Literária, terá como foco escritores voltados para o público adulto. Todos os encontros são gratuitos. 

O escritor paulista João Anzanello Carrascoza é o primeiro a estar na região. Ele fará um bate-papo em Penápolis no dia 24 de agosto. Vencedor dos prêmios Jabuti (o mais importante da literatura nacional), Radio France Internationale (RFI), Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), ele já publicou mais de 20 livros de ficção, entre romances, contos e infanto-juvenis. Seu mais recente lançamento é a 'Trilogia do Adeus', que reúne as obras 'Caderno de um Ausente', 'Menina Escrevendo Com Pai' e 'A Pele da Terra'. 

OUTAS DATAS
Já o escritor paulistano Ricardo Lísias irá para Mirandópolis (30 de agosto), Buritama (31 de agosto) e Araçatuba (1º de setembro). O autor publicou 'Diário da Cadeia', em 2017, e foi finalista do Prêmio Jabuti, em 2008, com 'Anna O. e Outras Novelas'. Ele também foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura com 'O Livro dos Mandarins', em 2010, e vencedor do prêmio da APCA com 'O Céu dos Suicidas'.

A mais conhecida dentre os convidados, a gaúcha Marcia Tiburi encontrará o público em Lourdes (29 de agosto), Guararapes (29 de agosto), Birigui (30 de agosto) e Avanhandava (31 de agosto). Nascida em Vacaria, no Rio Grande do Sul, ela é graduada em Filosofia e Artes e doutora em Filosofia pela Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS). Já publicou os romances da 'Trilogia Íntima Magnólia', 'A Mulher de Costas' e 'O Manto', além do romance 'Era Meu Esse Rosto' e os livros 'Diálogo/Desenho', 'Diálogo/Dança', 'Diálogo/Fotografia' e 'Sociedade Fissurada'. 

Ex-participante do programa 'Saia Justa', do canal por assinatura GNT, Márcia lançou o livro 'Olho de Vidro: A Televisão e o Estado de Exceção da Imagem', com experiência na apresentação do programa e realizando análise da experiência visual. Ela também é filiada ao PSOL e tem participado ativamente de movimentos pedindo a saída do presidente Michel Temer (PMDB). Em recente entrevista ao lado do ator Wagner Moura, ela também defendeu a candidatura do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Um de seus livros mais polêmicos fala justamente da política atual e sua militância: 'Como Conversar Com Um Facista', publicado em 2015.

A programação completa do Viagem Literária está disponível no site www.cultura.sp.gov.br.

LINK CURTO: http://folha.fr/1.353420

Curta nossa fanpage e receba notícias pelo Facebook