O autor Rafael Freitas (esq.), com o ilustrador do trabalho, Sami Ribeiro, que já trabalhou em mais de dez livros

Escritor penapolense lança livro infantil neste sábado

Obra conta história de garoto que tinha sabiá como único amigo

Um menino, um sabiá e vários personagens folclóricos. Estes são os integrantes do novo livro do escritor penapolense Rafael Freitas. Professor de história e pedagogo, ele lança o livro “Théo e o Sabiá”. A obra tem ilustrações do designer, Sami Ribeiro. A sessão de autógrafos, que é aberta ao público, ocorre neste sábado (12), a partir das 16h, na Biblioteca Municipal “Prof. Fausto Ribeiro de Barros”, em Penápolis.

No lançamento, serão realizadas apresentações de contação de história e ilustração, além de música ao vivo. O livro narra a trajetíria do pequeno Theo, que tinha como único amigo um sabiá que vivia preso em uma gaiola e passa a viver uma aventura após o desaparecimento de seu companheiro. Com temática voltada ao público infantil, a história traz ainda personagens do folclore brasileiro, que conscientizam sobre o cuidado com os animais e o meio ambiente. 

A ideia do lançamento, segundo Rafael, veio a partir do nascimento de seu filho, Théo,em 2009, e o fez rever conceitos sobre a vida. “O texto ficou engavetado alguns anos, até que uma amiga incentivou a publicação e fez, por conta própria, contato com a editora, que acabou publicando”, destaca. 

Nascido em Penápolis, Rafael Monteiro de Freitas é professor, músico, compositor, escritor e contador de histórias. As ilustrações do livro “Théo e o Sabiá” ficaram a cargo do penapolense Sami Ribeiro, ilustrador e designer de mais de dez livros.

PAIXÃO
Como pedagogo, Rafael tem uma paixão pela leitura há anos. Seu primeiro texto foi publicado em um jornal de Penápolis quando ainda tinha oito anos de idade. Ele acredita que a paixão tenha nascido desde então. Em suas criações, estão contos e poemas infantis. Na literatura infantil e juvenil, alguns de seus ídolos são Arnaldo Antunes, Ricardo Azevedo e Ana Maria Machado. Já na literatura em geral, a inspiração está em Gabriel Garcia Marquez, José Saramago e Lourenço Mutarelli. 

Rafael já participou de livros como “Antologia de Poetas Penapolenses” e publicações dos finalistas do Mapa Cultural Paulista. Para o futuro, ele planeja novos títulos, com o objetivo de, cada vez mais, trabalhar temas que envolvam liberdade, respeito, acessibilidade e cooperação. 

SERVIÇO
Lançamento do livro “Théo e o Sábia”
Sábado (12), a partir das 16h
Local: Biblioteca Municipal "Prof. Fausto Ribeiro de Barros", localizada na rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, 333 - Centro, Penápolis.

LINK CURTO: http://folha.fr/1.355171