Buritama lança projeto para recolher óleo usado

A Prefeitura de Buritama lançou na quinta-feira (8) o projeto para recolher óleo usado. A campanha, em parceria com o Bandeirante Supermercados, tem por objetivo de dar o descarte correto do líquido e evitar o entupimento da tubulação e a poluição da água.

De acordo com o Executivo, o óleo vegetal ou animal usado pode ser entregue em qualquer recipiente descartável no estabelecimento e o consumidor ganhará um frasco de 900 ml de óleo de soja novo. O supermercado fica na avenida Frei Marcelo Manília, 1.231. A entrega pode ser feita de segunda a sábado, das 8h às 21h e no domingo e feriados das 8h às 13h.

A iniciativa, conforme o diretor do Saaemb (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama), João Fermino Falleiros, tem o intuito de evitar que as pessoas joguem o óleo de fritura usado no ralo da pia. "Com o destino correto, evita-se danos ao meio ambiente, diminui a emissão de gases de efeito estufa e menos casos de desobstrução na rede de esgoto", disse.

Falleiros comentou que já está em estudo uma parceria entre o Saaemb e o Fundo Social de Solidariedade, para a captação do óleo usado de cozinha para ser transformado em sabão em barra e líquido. "O lançamento do projeto é uma forma de impulsionar novas iniciativas que possam contribuir positivamente com o meio ambiente", destacou.

Leia esta notícia na íntegra em nossa edição digital para assinantes
LINK CURTO: http://folha.fr/1.388754

Curta nossa fanpage e receba notícias pelo Facebook