Apenas três municípios da região obtêm selo ecológico Município Verdeazul

Apenas três cidades entre as 43 que compõem a região administrativa de Araçatuba receberam o selo ecológico do programa estadual Município Verdeazul neste ano. A iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente mede e apoia a eficiência da gestão ambiental em território paulista. Em todo o Estado, 48 municípios receberam o certificado.

Gabriel Monteiro teve a melhor avaliação na região de Araçatuba. O município alcançou a nota 87.87 - a 13ª mais alta entre 588 cidades de São Paulo. Gabriel Monteiro se destacou principalmente nas diretivas conselho ambiental, esgoto tratado, estrutura e educação ambientais, sustentabilidade, qualidade do ar, resíduos sólidos e uso do solo. Com o resultado, a cidade recebeu R$ 230 mil para investir na compra de caminhão compactador de lixo.

Gastão Vidigal e Penápolis foram os outros municípios da região com o selo ecológico e ocuparam respectivamente o 15° e 27° lugar. Gastão Vidigal foi premiada com R$ 150 mil, que utilizará para adquirir caminhão para coleta seletiva.

CRITÉRIOS
Para receber o certificado, é necessário obter nota superior a 80. A cidade-sede de região, Araçatuba, foi a 165ª colocada, avaliada em 48.72. As notas mais baixas do município foram nas diretivas biodiversidade (2.11 da escala de 0 a 10), arborização urbana (3.74), estrutura e educação ambiental (3.20) e qualidade do ar (3.45). Segundo o coordenador do programa, José Valter Figueiredo Silva as avaliações das categorias são consideradas "boas" a partir da nota 8.


Curta nossa fanpage e receba notícias pelo Facebook