Apaixonados por carne

Doze equipes de churrasqueiros do Brasil, Argentina, Chile e Venezuela estiveram reunidas

Os andradinenses Adilson Martins dos Santos e Eder Fialho participaram no último fim de semana da primeira Copa Sul-americana de Churrasco da World Barbecue Association (WBQA), ocorrida em Campo Grande.

Doze equipes de churrasqueiros do Brasil, Argentina, Chile e Venezuela estiveram reunidas nesta que foi a primeira competição oficial na região Centro Oeste, onde as equipes tiveram que assar, para um corpo de jurados internacionais, seis tipos de carnes diferentes. O julgamento foi às cegas e nenhum juiz soube qual equipe produziu qual prato. Os tipos de assados são peixe do pantanal, cupim, frango, joelho de porco, costela bovina e vegetariano.

Adilson (popularmente conhecido como Jamaica) revela que a oportunidade surgiu através de “nossos trabalhos nas redes sociais, onde um do Vale de Registro-SP, participante de vários eventos no Brasil e até em outros Países, nos indicou para este Evento”.

Entre as equipes brasileiras representantes do Paraná, Minas Gerais e São Paulo fizeram seus assados. Para eles, representar Andradina foi “muito prazeroso, uma honra levar o nome de nossa cidade em um Evento Sulamericano, com equipes estrangeiras de alto nível, em competições internacionais”.

As equipes que competiram concorreram a prêmios em dinheiro, troféus e medalhas. As que obtiveram os melhores resultados serão classificadas para participarem do Campeonato Europeu na condição de competidores nos dias 9 e 10 de junho, na Suécia. Também como resultado do torneio, as equipes brasileiras somam pontos no ranking do Campeonato Brasileiro que começou em janeiro na cidade de Embu das Artes e terá a próxima etapa na cidade de Monte Sião (MG).

A dupla andradinense não foi premiada, mas considera que o maior prêmio foi o aprendizado, as experiências e os contatos firmado. Na esteira dos grandes eventos, eles já se preparam para o evento Mr.Moo, que é considerado o “maior churrasco do mundo”, que será realizado no dia nove de junho, em São José dos Campos.

Além desse, atividades em Jales, Andradina e eventos particulares também estão na agenda.


PAIXÃO

A paixão dos dois por churrasco nasceu há vários anos. Adilson conta que ele está inserido na atividade há nove anos. Começou com amigos e familiares, que foram o maior incentivo. Dos pequenos eventos que foram surgindo, foi aumentando e hoje fazemos eventos de grande e pequeno porte, tudo isso com muita dedicação”, explica o churrasqueiro, que revela o segredo de um bom churrasco “é prazer no que faz”.

Já Dinho, revela que sempre foi o “assador” de churrasco em sua família. “Peguei gosto pela coisa e com o incentivos de amigos e familiares estou há mais de oito anos fazendo eventos em Andradina e Região”.

Dinho conta que a parceria com Jamaica surgiu há mais de cinco anos. “Foi através de suas postagem que me interessei em seu trabalho e pedi a ele que me levasse em alguns evento. Ele me deu esse privilégio de participar e, desse dia em diante, estamos juntos em todos tipo de evento e competição”. 

CHURRASCO

“O churrasco no Brasil vem em uma crescente muito grande, pois antigamente era só um mais um churrasquinho de domingo. Hoje fazemos churrasco pra comemorar tudo. Hoje vemos reality em TV e existem varias competições em todo Brasil. Vemos lojas especializa em vários tipos de carne e aves”, explica o apaixonado por churrasco.

WBQA

Organizadora da copa do churrasco, a WBQA (World Barbecue Association), é uma entidade fundada há mais de 30 anos, na Suíça e atualmente tem sua sede na Irlanda. Hoje, congrega mais de 30 países com estruturas federativas nacionais. No Brasil, é representada pela Associação dos Churrasqueiros do Brasil, com sede em São Paulo desde 2015, e que já conta com 24 equipes que participam pelo segundo ano de campeonatos de churrasco dentro do país com as regras da WBQA, incluindo os andradinenses.

ASSOCIAÇÃO

Filiados a Abrachurras, a entidade é o único órgão oficial brasileiro de proteção e organização do churrasco, criada para unir as forças e anseios de todos os envolvidos nesta cadeia produtiva.

Os amantes da arte culinária e os entusiastas da prática, devidamente registrada em um Oficial de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas, tem sua sede na capital do Estado de São Paulo, maior centro gastronômico da América Latina e possui abrangência nacional.

É reconhecida como uma entidade churrasqueira oficialmente brasileira pela KCBS (Kansas City Barbecue Society), maior associação de entusiastas de churrasco do mundo, que realiza, em média, 960 campeonatos de churrasco pelo mundo, quantidade essa que é engrossada pela Abrachurras desde 2016.

A Abrachurras realiza Eventos de churrasco e campeonatos de diversas modalidades de churrasco pelo Brasil e homologa os já existentes, para levar, com maestria, a cultura e a arte culinária do churrasco pelos campeonatos ao redor do mundo.

LINK CURTO: http://folha.fr/1.399715

Curta nossa fanpage e receba notícias pelo Facebook