Expectativa é receber 3.200 alunos da rede municipal de ensino

A esfera cinematográfica exposta ao público

Centro Cultural promove 1° Exposição de Cinema de Buritama

"Quando se quer o bem de uma pessoa, apenas a presença dela conforta. Só a presença, não é necessário mais nada", disse Graciliano Ramos em uma de suas ilustres passagens. E, fazendo jus ao autor, o Centro Cultural Graciliano Ramos promove este mês a 1° Exposição de Cinema de Buritama. A expectativa é receber 3.200 alunos da rede municipal de ensino.

As atividades tiveram início no dia 1º e vão até o dia 30. O Centro Cultural fica na praça Dom Lafaiete Líbano, 16, Centro; está aberto de segunda a sexta, das 7h às 11h, e das 13h às 17h. Aos finais de semana não acontecem exibições. As intervenções oferecidas no evento já estavam disponíveis no cronograma cultural de Buritama desde o ano passado. Entretanto, com o surgimento da iniciativa, a diretoria cultural do município decidiu integrar as atividades em um só contexto, o cinematográfico.

PARCERIA
De acordo com a diretora municipal de Cultura, Luciene de Oliveira Santos, 48 anos, a ideia de promover a exposição surgiu da parceria entre a Prefeitura e o Ponto MIS, que leva o nome de Cine Cultura e exibe filmes semanalmente. Ela afirma que o objetivo principal é expor a história e a maneira de produção da 7ª arte, modalidade de extrema importância para o trabalho cultural do interior do estado e que poucas pessoas conhecem a fundo.

"Estamos muito felizes com o resultado da exposição, por mais que tenha começada há uma semana. Os moradores daqui de Buritama são muito participativos e sempre prestigiam as iniciativas promovidas pela diretoria de Cultura", afirma Luciene.

ATIVIDADES
O Centro Cultural recebe duas turmas por período e oferece uma palestra sobre cinema, ministrada pelo funcionário público Júnior Borges, 31, um dos organizadores do evento e conhecedor do universo cinematográfico.

Após o término da palestra, a visita monitorada à exposição se inicia. A visita acontece de segunda a sexta, às 7h30 e às 13h30. O cronograma do evento também conta com uma oficina de pintura, que acontece todas as terças e quintas, das 19h às 21h. A turma já está fechada, com 20 alunos, mas a aula é aberta para visitações.

Além disso, duas peças teatrais serão apresentadas: "Eu, Chaplin" e "Histórias de Porões". As apresentações acontecem respectivamente domingo (12), às 17h, e quarta (15), às 20h30. Quem for assistir aos espetáculos e estiver cursando pedagogia, letras ou história receberá um certificado que valerá como horas complementares de estágio.

IMPORTÂNCIA
Ambas peças são fruto de uma parceria entre o Circuito Cultural Paulista, o Proac (Programa de Apoio Cultural) e a Diretoria Municipal Cultural de Buritama. Luciene ressalta a importância do trabalho em grupo quando o assunto é pautado na esfera cultural. "Nós trabalhamos em parceria com o Proac, Poiesis (Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura), Circuito Cultural Paulista, ATM (Atendimento Técnico ao Município), Ponto MIS e Sesc. E esse apoio que recebemos dessas instituições fazem toda a diferença na hora de montar o evento. E na promoção e divulgação também. A cultura precisa ser trabalhada em conjunto", diz a diretora.

Por fim, o Centro Cultural desenvolve uma dinâmica com o objetivo de estimular o empréstimo de livros. A Biblioteca Municipal de Buritama possui um acervo com mais de 20 mil livros à disposição da comunidade, e qualquer pessoa pode levá-los para casa. O empréstimo é feito por meio de um cadastro e a obra pode ser devolvida dez dias após a reserva.

SERVIÇO
1° Exposição de Cinema de Buritama
Até 30 de novembro
De segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h
Centro Cultural Graciliano Ramos
Praça Dom Lafaiete Líbano, 16, Centro
Buritama – SP

LINK CURTO: http://folha.fr/1.372645

Curta nossa fanpage e receba notícias pelo Facebook