Cidades
cidades@folhadaregiao.com.br
 
 
 

 

TRÂNSITO 
Vandalismo prejudica motoristas  

Harlen Felix 

      O cenário do trânsito de Araçatuba é marcado por problemas constantes nas placas de sinalização, prejudicando motoristas que não dominam o tráfego local, principalmente os de outras cidades. Placas pichadas, amassadas, arrancadas ou escondidas atrás de árvores estão espalhadas por diversos pontos do município, fugindo do controle diário feito pela equipe do Demtra (Departamento Municipal de Trânsito). 
A reportagem da Folha da Região percorreu a cidade à procura de placas danificadas e verificou que as regiões distantes do centro, onde o fluxo de veículos é menor, são as que apresentam mais problemas. Na avenida Waldemar Alves, por exemplo, são cerca de 10 placas. Uma delas, na esquina da rua Pedro Álvares Cabral, foi escondida pelo toldo de uma lanchonete. O problema também foi verificado nos bairros jardim Paulista, Paraíso, Aclimação e Nova York. 
Para o diretor do Demtra, Carlos César Costa, o vandalismo é o principal vilão na manutenção das placas. “Todas as placas com problemas sofreram a ação de vândalos, exceto aquelas que estão enferrujadas.” Em alguns casos, segundo ele, as pessoas chegam a roubar as placas. 
O Demtra recolhe aproximadamente 50 placas por mês para manutenção, por meio de pedidos da população. “Quando a equipe sai para atender um pedido, aproveita para verificar a situação das placas em outros pontos. Todas são reaproveitadas. A troca só é feita quando não há condição de reforma.” 
Por outro lado, a quantidade de placas recolhidas pelo Demtra não chega a representar a dimensão do problema, pois o trabalho depende da denúncia de algum morador. Para Costa, a equipe terá mais dificuldade caso ocorra um aumento na demanda. “O melhor seria a conscientização das pessoas de que as placas de sinalização fazem parte do patrimônio público e, por isso, devem ser preservadas.” 
Com relação às placas escondidas pelas árvores, Costa disse que o Demtra não é autorizado a fazer a poda de galhos. Neste caso, o problema deve ser solucionado pela Secretaria Municipal de Agricultura, que realiza um trabalho constante de poda de árvores na cidade. 
As denúncias sobre placas podem ser feitas pela população pelo telefone 156, do programa Prefeitura e Você. “Uma telefonista recebe a reclamação sobre qualquer serviço e encaminha para a secretaria responsável.” 
 
  

Foto: Lécio Jr.
SEM VISÃO/ Toldo esconde placas na esquina da avenida Waldemar Alves com rua Pedro Álvares Cabral  
 
  
Foto: Lécio Jr. 
DANOS/ Placas danificadas no cruzamento das ruas Cristiano Olsen e América do Sul e na avenida Waldemar Alves  
Foto: Lécio Jr.
 
 

Aparelho aponta mil  
carros irregulares  

       O avanço de semáforo instalado na esquina da avenida Brasília com a avenida Paulista, em Araçatuba, registrou, no último final de semana, cerca de mil veículos em situações irregulares. A informação foi passada ao Demtra (Departamento Municipal de Trânsito) pela empresa Fotossensores, que está fazendo a instalação dos novos equipamentos. Este é um dos dois pontos da cidade que já contam com os sensores que controlam a parada e o avanço de veículos. O outro semáforo fica na esquina das ruas Tupinambás e Cussy de Almeida. 
Conforme o diretor do Demtra, Carlos César Costa, nem todos os veículos que foram fotografados no semáforo vão sofrer multa. Somente as situações mais graves é que terão penalidade, já que a fiscalização eletrônica ainda não foi efetivamente instalada na cidade. 
Até o próximo ano, 25 semáforos de Araçatuba vão contar com controladores. Os sensores fotografam o veículo que passa no sinal vermelho ou pára sobre a faixa de pedestre, dando todas as informações sobre a infração. Segundo Costa, os locais onde funcionam os equipamentos já estão sinalizados com placas para alertar os motoristas. 
Já os redutores de velocidade, conhecidos como lombadas eletrônicas, não foram colocados em operação. Conforme o diretor do Demtra, a instalação será feita em dez pontos onde há um grande fluxo de veículos. A avenida Baguaçu é a primeira a receber o redutor, em frente ao prédio do Daea (Departamento de Água e Esgoto). Não há previsão para o início do funcionamento deste sistema. (H.F.) 
 
 
 



 
 
 
SAÚDE 
Idosos começam a ser vacinados  

Fernanda Vicente 

      A Campanha Nacional de Vacinação Para o Idoso começou ontem em Araçatuba. As doses das vacinas contra a gripe e contra o tétano e a difteria estavam disponíveis apenas no Centro de Saúde. A partir de hoje, elas podem ser tomadas também em todas as 10 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, das 8h às 17h. 
Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Marli Yassumoto, o início da campanha foi antecipado porque as vacinas já haviam sido entregues ao município pela Direção Regional de Saúde. 
Ela lembrou que, nesta semana, as unidades de saúde funcionam somente até amanhã em razão do feriado prolongado. A vacinação prossegue entre os dias 24 e 28, período oficial da campanha nos país. 
Até o dia 28, a Vigilância também irá vacinar os idosos que moram em asilos e na Santa Casa. Na zona rural, a vacinação será entre os dias 3 e 5 de maio, respectivamente nos bairros Engenheiro Taveira, Prata e Água Limpa. 
Neste ano, a campanha de vacinação é voltada para as pessoas a partir dos 60 anos de idade. Elas podem tomar gratuitamente a vacina contra a gripe e a vacina contra o tétano e a difteria. 
Para os idosos que moram em asilos ou estão internados em hospitais, também está disponível a vacina contra o pneumococo, responsável pela grande maioria das infecções pulmonares. 
Marli informou que a estimativa é de que existam cerca de 17 mil idosos em Araçatuba com 60 anos ou mais. O objetivo é vacinar, pelo menos, 70% dessa população. 
Essa também é meta para todos os municípios da região. Segundo a DIR, a estimativa é de que existam 66 mil pessoas com 60 anos ou mais. 
No ano passado, a Campanha Nacional foi voltada para a população acima dos 65 anos. Na região de Araçatuba, foram aplicadas quase 37 mil doses da vacina contra a gripe. A cobertura foi de 83,91% da população de 44 mil pessoas com mais de 65 anos. Nenhum município ficou com cobertura abaixo de 70%. 
 O aposentado Waldemar Florentino da Silva, 78 anos, acordou cedo ontem para tomar a vacina contra a gripe. Por volta das 7h, ele ligou para a filha Maria Glória de Oliveira, 52 anos.  “Ele me ligou cedinho para que eu viesse trazê-lo”, contou Maria, que ficou sabendo da campanha pela imprensa. “Acho essa campanha uma maravilha. Os idosos merecem isso porque já fizeram muito pelo país”. 
 
  

Foto: Ag. Cardoso
IMUNIZADO/ Waldemar Florentino da Silva toma a vacina  

 

 
 
 

 
 
 
SAÚDE 2 
Vigilância Sanitária inicia  
arrastão contra a dengue  

       A Vigilância Sanitária de Araçatuba começou ontem o arrastão contra a dengue no município. O trabalho está sendo feito nos bairros Castelo Branco, Nossa Senhora Aparecida, Monterrey, Abílio Mendes, Antônio Pagan, Taane Andraus, Rosele e chácaras TV, Bandeirantes, Paraíso e Sossego. 
Segundo a chefe de serviço da Vigilância Sanitária, Regina Holland, a previsão é de que o serviço nesses bairros termine hoje ou amanhã. 
Em seguida, o arrastão vai prosseguir nas próximas áreas indicadas pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) conforme o número de casos de dengue suspeitos e positivos. Regina calcula que o trabalho leve 45 dias úteis para ser concluído em toda a cidade. 
Desde janeiro deste ano, foram registrados 114 casos positivos de dengue em Araçatuba. No ano passado, 527 pessoas contraíram dengue na cidade. 
Durante o arrastão, 70 agentes de controle de vetor da Vigilância Sanitária visitam casas, estabelecimentos comerciais e terrenos. Eles fazem a aplicação de larvicida, orientam os moradores sobre as medidas de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, e retiram os objetos que servem de criadouro para o inseto. 
Regina informou que todos os funcionários da Vigilância Sanitária estão com camisetas padronizadas e crachás de identificação. Ela acrescentou que os agentes receberam orientação para multar moradores, comerciantes e proprietários de terrenos onde forem encontrados recipientes com larvas do mosquito Aedes aegypti. Os valores das multas variam de R$ 92,70 a quase R$ 21 mil, conforme lei estadual. (F.V.) 
 
 

Foto: Paulo Gonçalves
LIMPEZA/ Funcionários da Vigilância recolhem materiais  

 
 


 
 
 
LEGISLAÇÃO 
Cartazes vão alertar  
para bebida alcoólica  

Da Redação 

      O Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Araçatuba vai começar a distribuir amanhã 1,5 mil cartazes com a frase “Bebida alcoólica é prejudicial à saúde, família e sociedade”, aos estabelecimentos de 38 cidades da região que são filiados à entidade. Comerciantes do setor acreditam que a medida não prejudicará suas vendas. 
A fixação do cartaz é obrigatória devido à lei estadual 10.501, de 16 de fevereiro de 2000, que entrou em vigor no domingo. A fiscalização deve ser feita pela Vigilância Sanitária Municipal. No entanto, a chefe de Serviço Médico da Secretaria de Saúde do município, Regina Holland, disse que não tinha conhecimento da lei. 
Ela informou ainda que a determinação para fiscalização nos estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas vem da Vigilância Sanitária da DIR (Direção Regional de Saúde). 
O responsável pelo setor, Celso Nascimento, não trabalhou ontem devido a problemas de saúde. 
O presidente do sindicato, Euflávio de Carvalho Júnior, não acredita que a nova lei vai prejudicar o comércio de bebidas alcoólicas. Ele disse que os cartazes ainda não ficaram prontos porque o sindicato pretendia entrar com um recurso para contestar a lei. Porém, a categoria acabou acatando e os cartazes ficarão prontos e começarão a ser entregues amanhã. 
A distribuição será feita por intermédio de escritórios de contabilidade a todas as empresas filiadas ao sindicato, exceto inadimplentes. Carvalho Júnior entende que a lei é inócua e acredita que não é um simples cartaz que vai mudar a opinião das pessoas que consomem bebidas alcoólicas. 
“Essa lei, é claro, vem em favor da família e da sociedade. Eu acho que beber sem exagero não faz mal. O que não pode é exagerar”, opinou. 
O gerente da Padaria Bandeirantes, Francisco Augusto Bitelli, acha que a fixação do cartaz não vai reduzir o consumo de bebidas alcoólicas. “Os Estados Unidos fazem campanha de combate ao fumo e é um dos países que mais vendem cigarros”, exemplificou. 
A fundadora e ex-presidenta da ARA (Associação de Recuperação dos Alcoólatras), Maria Luísa Assunta Curti, disse que se o consumo de bebidas alcoólicas cair em 1% devido aos cartazes já é um resultado positivo. 
 
 

Foto: Lécio Jr.
Antiálcool/ Euflávio de Carvalho Júnior mostra cartaz que sindicato vai distribuir  
 
 



 
 

SAÚDE 
Santa Casa  
ganha verba  
para equipamentos  

Fernanda Vicente 

      O Ministério da Saúde aprovou ontem a liberação de R$ 133,2 mil para a Santa Casa de Araçatuba por meio do programa Reforsus (Reforço à Reorganização do Sistema Único de Saúde). Como contrapartida o hospital deverá investir R$ 57,2 mil, totalizando R$ 190,4 mil. 
Segundo o administrador da Santa Casa, Renato Bento Maudonet, os recursos foram solicitados ao Ministério da Saúde no início do ano passado para compra de equipamentos, como aparelho de raio X, monitor fetal e aparelho de análise sangüínea, e modernização gerencial da instituição. 
O projeto prevê a compra de equipamentos para UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto, maternidade, laboratório, internação geral, centro cirúrgico e neonatologia. Também serão comprados computadores e outros equipamentos de informática para a área administrativa do hospital. 
“Vamos melhorar toda a parte administrativa da Santa Casa e a qualidade do atendimento prestado”, afirmou Maudonet. 
De acordo com a assessoria de imprensa do programa Reforsus, a Santa Casa deve assinar, nos próximos dias, um contrato com o Banco do Brasil e, em seguida, iniciar os processos de licitação para a compra dos equipamentos. Os recursos do Ministério da Saúde serão repassados assim que os fornecedores começarem a entregar os aparelhos e os computadores. 
A expectativa do ministério, conforme a assessoria de imprensa, é de que a Santa Casa aumente, no mínimo, em 20% a sua capacidade de atendimento com as melhorias promovidas com o investimento do Reforsus. 
O administrador do hospital confirmou que realmente isso será possível. Ele disse que, atualmente, a Santa Casa realiza cerca de 1,5 mil internações e 1,2 mil cirurgias por mês. 

REFORMA — A UTI da Santa Casa também está passando por uma reforma. As obras começaram na semana passada e a previsão é de que estejam concluídas dentro de dois meses. 
Durante esse período, será feita a renovação de toda parte hidráulica do setor e a substituição do piso de mármore por paviflex, material recomendado para estabelecimentos de saúde. O teto será rebaixado e os ventiladores serão trocados por aparelhos de ar-condicionado. 
A reforma está orçada em R$ 61 mil. O custo será coberto com parte da verba de R$ 150 mil também repassada pelo Ministério da Saúde por meio de programas para melhorar estruturas que prestam atendimentos de urgência e emergência a pacientes do SUS. O restante do dinheiro será usado para modernizar e equipar o pronto-socorro do hospital, além de ampliar as salas de espera e atendimento da unidade. 
 
 
 



 
 
 
UNESP 
Funcionários vão decidir  
amanhã sobre reajuste  

Natália Andreotti  
Free lance para a Folha 

      Os funcionários da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araçatuba decidiram ontem transferir para amanhã, às 15h, a decisão sobre a proposta salarial do Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Paulistas). 
“Durante a assembléia recebemos um comunicado da Adunesp (Associação dos Docentes da Unesp), manifestando a vontade de realizar uma assembléia conjunta com o Sintunesp (Sindicato dos Funcionários)”, afirma. 
De acordo com o diretor de base, até a tarde de ontem a Adunesp ainda não havia manifestado nenhuma opinião sobre a proposta do Cruesp. “Na assembléia de amanhã queremos unir os pontos de vista de professores e funcionários para tomarmos uma decisão em comum”, diz. 
O reajuste proposto pelo Cruesp foi de 7% para o salário de junho, mais um abono de 35% sobre o salário deste mês, tanto para os funcionários quanto para os professores da Unesp. Segundo Alexandre, a proposta inicial dos funcionários incluía um reajuste de 25% a ser empregado já no salário de maio e mais 7% a ser negociado. 
Alexandre explica que os funcionários da Unesp de Araçatuba, atualmente 301, não recebem aumento salarial desde 1995, sendo que o menor salário da categoria é de R$ 430. 
Segundo o diretor de base, cinco dos quinze campi da Unesp espalhados por todo o Estado também realizaram assembléias ontem, entre eles Assis, Botucatu, Ilha Solteira, Marília e Presidente Prudente. O câmpus de Araraquara realizou assembléia na sexta-feira, tanto os funcionários quanto os professores optaram pela greve, enquanto o câmpus de Rio Claro já aprovou uma paralisação geral para dia 25. 
 
 

Foto: Lécio Jr.
ESPERA/ Funcionários da Unesp na assembléia em que decidiram adiar decisão  

 



 
 

CRIMINALIDADE 
Dono de bingo  
é roubado ao  
chegar em casa 

Marival Sérgio Corrêa 

      O comerciante Paulo José Bisco de Alvarenga, 49 anos, proprietário do Araçás Bingo, no cruzamento das ruas Luiz Pereira Barreto e José Bonifácio, centro de Araçatuba, foi assaltado por dois homens armados e encapuzados por volta das 4h de ontem. Ele foi atacado quando chegava em casa, após o expediente. Os ladrões fugiram levando R$ 2 mil que estavam num cofre, mais duas sacolas contendo cheques e cédulas em valor não calculado. 
A vítima disse que a ação teve início depois de guardar o carro na garagem, ao lado do bingo. Os assaltantes estavam na varanda e, depois de render Alvarenga, entraram com ele na casa. 
Depois de abrir o cofre, o comerciante foi amarrado. Os ladrões levaram todo o dinheiro, referente ao movimento dos jogos realizados desde a noite de domingo até a madrugada de ontem. O comerciante disse que não tem condições de afirmar quanto exatamente foi levado porque as folhas de controle, contendo o total contido em cada pacote, estava dentro das sacolas. 

MAIS TRÊS — O final de semana em Araçatuba teve outros assaltos. O moto-taxista Emerson Festraits Paganeli, 25, foi assaltado às 20h de sábado. Ele atendeu a um falso passageiro, que solicitou uma corrida até ao Ezequiel Barbosa. Ao parar numa das ruas do bairro, dois homens armados saíram de um terreno baldio e dominaram a vítima. O moto-taxista foi amarrado numa árvore e os assaltantes fugiram levando a moto Honda CG-125 placa BVF-4765. 
Ladrões também agiram no posto de combustíveis Apolo, na avenida Brasília. Eles chegaram numa moto e simularam um abastecimento. Ao se aproximar, o frentista Adriano Marin Felipin, 22, foi rendido pelo ladrão que estava na garupa, armado. A vítima foi obrigada a entregar R$ 72 que estavam no caixa. Os assaltantes ainda levaram a carteira de Felipin e do outro frentista, Francisco Alves dos Santos, 24, contendo cerca de R$ 30 em dinheiro e talões de cheque. 
Na manhã de sábado, por volta das 7h, dois homens armados e encapuzados renderam o casal de comerciantes Reinaldo Dainez, 76, e Sieme Flamarim Dainez, 70. Eles estavam dentro de casa, na rua Regente Feijó, centro, e foram obrigados a entregar uma maleta contendo R$ 50. 
O enfermeiro aposentado Miltom Bernardino, 63, foi assaltado no cruzamento das ruas Abramo Gon e Luiz Mitidiero, no bairro Nossa Senhora Aparecida. Ele foi cercado na rua por um homem num ciclomotor, que o ameaçou e lhe tomou R$ 60 que estavam no bolso. Antes de fugir, o assaltante empurrou a vítima, que caiu no chão e sofreu escoriações. O também aposentado Tioko Shinozaki, 63, foi surpreendio por um assaltante na varanda de sua casa. O homem estava com o rosto coberto e anunciou o assalto. O aposentado gritou por socorro e o ladrão acabou fugindo sem levar nada. (M.S.C.) 
 
 



 
 

VIOLÊNCIA 
Adolescente atira  
no pai e na irmã 

       O adolescente A.J.D.S., 17 anos, está sendo procurado pela polícia sob a acusação de atirar contra o próprio pai, Cícero Luís da Silva, 36, e a irmã, Adrieli Dias da Silva, 11. O crime aconteceu às 17h30 de sábado, no bairro Alvorada, em Araçatuba. 
O pai foi atingido no braço e duas vezes de raspão no peito. Ele teve alta da Santa Casa de Araçatuba ontem. A menina foi atingida, também de raspão, na perna direita. 
Os próprios pais apontam o menor como o autor dos disparos. Segundo Cícero, o rapaz estava fazendo uma festa no fundo do quintal, junto com alguns amigos. “Eu cheguei do bar, percebi que estavam fazendo muito barulho e pedi que abaixassem o volume do som. Meu filho não gostou que eu chamasse a atenção, foi até o quarto e voltou armado”, recorda. 
O adolescente se aproximou do pai, que estava encostado na porta, e começou a atirar. O pai correu para dentro da sala e trancou a porta. Os outros tiros, cinco ao todo, atravessaram a parede, atingindo Cícero e Adrieli. O pai afirmou que o filho é dependente de drogas desde os 15 anos. “É bem possível que ele estivesse drogado naquele momento, do contrário não teria feito o que fez”, comentou. 
A mãe, Dirce da Silva, disse que não sabe para onde o garoto foi, mas acha que ele esteja escondido na casa de algum amigo. (M.S.C.) 
 
 

Foto: Paulo Gonçalves
VÍTIMA/ Cícero Luís da Silva mostra locais atingidos por tiros disparados pelo filho 
 
 



 
 

INQUÉRITO 
Morte na Santa Casa é investigada 

      A polícia abriu inquérito ontem para apurar a morte do tratorista Luís Tomás Neves, 35 anos, que teria cometido suicídio dentro da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba, por volta das 5h de anteontem, na ala reservada aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). 
A versão do hospital, divulgada através de nota à imprensa, diz que ele estourou o vitrô da enfermaria e morreu depois de saltar de uma altura de um metro e meio. 
A família do tratorista não acredita na versão oficial e suspeita que Neves tenha morrido por outro motivo, provavelmente depois de ingerir algum medicamento incorreto que teria causado alucinações. 
A direção da Santa Casa, através da nota, disse que aguardará o resultado do laudo cadavérico, que deverá ser concluído até amanhã, para apresentar um parecer final sobre o caso. 
O aposentado Gersino Tomás Neves, 66, pai do tratorista, está indignado com a forma como perdeu o filho. “Vi meu filho sair daqui andando, perfeito, e depois me entregaram ele morto.” 
A sobrinha do tratorista, Vanessa Aparecida Neves Cruz, 20, disse que ele próprio tomou a iniciativa de procurar atendimento médico e descartou a hipótese dele ter algum problema mental. “Ele foi com minha tia até a Santa Casa porque estava reclamando de dores no corpo e com febre. Minha tia veio embora por volta da meia-noite, depois que viu ele ser internado e ter certeza de que estava bem”, contou. 
Luís Tomás Neves foi internado com suspeita de pneumonia. A família foi comunicada do falecimento às 7h de domingo. Segundo a sobrinha, a informação foi dada por dois policiais acompanhados de um médico da Santa Casa. “Não sei porque demoraram tanto para avisar a gente sobre o que aconteceu e não sei porque o médico veio aqui em casa avisar. Para isso não precisaria ter vindo aqui”, afirmou. (M.S.C.) 
 
 



 
 

FLAGRANTE 
Polícia de Birigüi prende 
5 assaltantes de trailer 

        A Polícia Militar de Birigüi prendeu em flagrante ontem cinco homens de Lins —entre os quais três menores— acusados de praticar um roubo em Penápolis. 
O comerciante Flávio Adriano Benedito de Aquino, 20 anos, e o supervisor de produção Alexandre José de Sales, 22, confessaram o assalto e foram reconhecidos pela vítima, Luís Eduardo Faco de Lima, 25, dono de um trailer de lanches em Penápolis. 
Lima contou que, no final da noite de domingo, os cinco chegaram com um Monza vermelho e, ameaçando-o com um revólver e uma espingarda, exigiram dinheiro. O comerciante teve que entregar cerca de R$ 50,00. Em seguida, os assaltantes fugiram e Lima comunicou o roubo à PM. 
A PM de Penápolis comunicou o roubo à Polícia Rodoviária e o carro foi localizado na rodovia Marechal Rondon. Segundo relato do policial rodoviário Luís Carlos Barreto à Polícia Civil, ele seguiu o Monza até Birigüi, onde o perdeu de vista. Mas, depois de fazer contato com a PM local, o veículo foi localizado à 1h40 da madrugada de ontem na rua Barão de Rio Branco, e a gangue foi presa. 
 
 



 
 

LEGISLATIVO 
Câmara quer anistiar contas de água 

Chico Siqueira 

      A Câmara dos Vereadores de Araçatuba quer anistiar as contas de água da população carente. Para isso, aprovou dois projetos e tenta negociar a isenção com a prefeita. Um levantamento para encontrar o perfil do contribuinte devedor deverá ser feito pela prefeitura para se estabelecer um possível parcelamento das dívidas ou mesmo uma anistia. 
A pretensão da Câmara está sendo levada adiante pela própria bancada da prefeita Germínia Venturolli (PRP). Na sessão de ontem à noite, o Legislativo aprovou, em primeira votação, projeto do vereador Edval dos Santos (PRTB). 
O projeto prevê a anistia das dívidas de até 500 Ufir, ou R$ 532,00, vencidas até 98 e parcela as outras com valores acima disso. 
Em outro ato, a Câmara derrubou o veto da prefeita Germínia ao projeto de lei do vereador Bonifácio Campaner (PDT). 
O projeto proíbe o corte do abastecimento dos consumidores inadimplentes e carentes que estiverem desempregados há mais de três meses. 
Apesar da maioria da prefeita na Câmara, o veto foi derrubado por unanimidade. 
Porém, apesar de o interesse da Câmara, a anistia e a proibição de corte dificilmente serão praticados conforme prevêem os dois projetos. Isso porque, a competência de se legislar sobre o assunto é do Executivo, embora alguns vereadores, como Edval dos Santos, se inspirem na Lei Orgânica para afirmar o contrário. 
A prefeita já avisou que pretende recorrer à Justiça contra o veto derrubado e vetará a anistia como a Câmara quer. 
Por isso, parte da bancada da situação na Câmara procurou Germínia ontem para tentar uma negociação. 
Os vereadores Mário Pavan Biro-Biro (PRP), Clemente Cavasana (PMDB), Jaime José da Silva (PSDB), José Américo do Nascimento (PSB), Mário Mardegan (PRP) e Edval dos Santos (PRTB) conseguiram da prefeita a promessa de um estudo aprofundado sobre o assunto. 
O chefe de Gabinete da Prefeitura, Sylvio José Venturolli, marido da prefeita, diz que vai determinar ao Daea (Departamento de Água e Esgoto) um levantamento do total das dívidas e um estudo para encontrar o perfil do devedor. 
“Somente depois disso é que a prefeita decidirá sobre um possível parcelamento ou anistia”, afirmou Venturolli. Segundo ele, o Daea já anistiou devedores na atual gestão e, por isso, não há pretensão de se dar novo benefício. “Mas se os devedores forem mesmo carentes, temos que estudar uma maneira de resolver a questão”, afirmou. 
Os vereadores reclamam que estão sendo muito procurados por contribuintes com dívidas elevadas, em muitos casos superiores a R$ 1,5 mil. “Alguns não têm nem como comer direito, quanto mais pagar contas de água”, afirmou Biro-Biro. 
 
 



 
 

ANIVERSÁRIO 
Bilac comemora  
75 anos com festas 

Da Redação 

      Os 75 anos da fundação de Bilac serão comemorados hoje com festa e inaugurações. A 20 quilômetros de Araçatuba, o município foi fundado em 18 de abril de 1925 quando um grupo de pessoas comprou as terras que na época eram chamadas de “Córrego da Colônia”. Devido ao grande número de habitantes de origem japonesa, a cidade chegou a ser batizada de Nipolândia em 1933. Só em 1938, para homenagear o poeta republicano Olavo Bilac, a cidade ganhou o nome atual. 
As festas do aniversário começam pela manhã, às 9h, com a inauguração da Biblioteca Municipal e da sede do Projeto Vida Saudável, um programa destinado a dar entretenimento para crianças e adolescentes que não têm para onde ir quando os pais saem para o trabalho. “Atende as crianças de 7 a 14 anos com merenda, reforço escolar, aulas de esportes e dança”, informa Lucinéia Silva Santos, responsável pelo projeto. 
A apoteose das comemorações começará às 19h30 no ginásio de esportes, quando 300 estudantes farão uma coreografia representando a bandeira do Brasil e as raças que compõem o povo brasileiro em uma homenagem aos 500 Anos do Descobrimento, segundo a coordenadora dos festejos Gertrudes Glair Caldas Lopes. 
Para o prefeito de Bilac, Jair Delázari (PFL), as festas seriam mais completas se ele pudesse antecipar a inauguração do Centro de Lazer do Trabalhador, que considera a principal obra de sua administração, com investimento de R$ 500 mil. “É o maior da região”, orgulha-se Delázari, que está em seu segundo mandato e pretende tentar um terceiro. 
O Centro, segundo o prefeito, conta com duas piscinas de biribol, uma semi-olímpica e uma infantil; duas quadras poliesportivas, duas de areia, dois campos de futebol soçaite, duas de boca e duas de malha, além de vestiários,lanchonete, salão de festas, pista de skate, parque infantil e quiosques. 
Para conquistar mais quatro anos na prefeitura, Delázari conta com outras obras, como o recapeamento de toda a cidade que diz ter feito com recursos do município, construção de poços artesianos e a construção da rotatória. 
Com 7,5 mil habitantes, Bilac tem sua economia baseada na agropecuária. 
 
 

Foto: Lécio Jr.- 2/9/99
PASSADO/ Igreja matriz de Bilac, município que já teve o nome de Nipolândia 
 
 



 
 

ELEIÇÕES 2000 
Candidatos petistas são escolhidos 

Da Redação 

      Com 50 votos contra 49, o secretário-geral do PT de Araçatuba, Paulo César da Silva, 35 anos, é o candidato do partido nas próximas eleições para prefeito. Ele foi escolhido na convenção realizada domingo com a participação de 100 filiados de um total de 600 membros em condições de votar. Uma pessoa votou em branco. 
Além de Araçatuba, outros 25 municípios da região que possuem diretório ou comissões provisórias do PT realizaram convenções. 
O comparecimento de menos de 20% do total de filiados em Araçatuba foi considerado bom por Silva. Ele trabalha na Associação dos Funcionários do Banespa e é aluno do 2º ano de Direito. “Vou começar a campanha dentro do partido falando sobre o funcionamento do poder em Araçatuba e sobre as organizações populares”, disse. O candidato derrotado, sindicalista Alberto Soares, 43, promete todo o apoio para Silva. 
Em Birigüi, o professor Paulo Batista, ex-diretor da Fateb (Faculdade de Tecnologia e Informática), teve seu nome referendado por 37 filiados de um total de 300 do PT. 
O PT de Andradina escolheu Marco Previato como candidato a prefeito. Seu nome foi escolhido com aval do presidente da legenda, Manoel Messias de Almeida, que será candidato a vereador, e do líder sindical e último candidato do partido à prefeitura, Celso Cerqueira Barreiro. Previato é eletricitário, economista e estudante de Direito. 
“Sou candidato apostando na mudança de mentalidade da população sobre administração pública. Vamos apresentar propostas sociais que já são marcas do PT em todo o país, como renda mínima e orçamento participativo, e levantar a bandeira da moralização da política”, disse Previato, que no ano passado entrou com pedido de afastamento da prefeita Edna Brito (PRP) alegando irregularidades em licitações públicas. 
O PT, apesar de já ter definido o candidato a prefeito, ainda não escolheu o nome de todos os candidatos a vereador e não ratificou o nome da professora Celene Óbice como candiata à vice-prefeita. (Colaborou Jean Oliveira) 
 
 

Foto: Lécio Jr.
Paulo da Silva, de Araçatuba
 
 



 
 

BOA AÇÃO 
Centro Samaritano  
pode voltar ao CVV 

Natália Andreotti 
Free lance para a Folha 

       O Centro Samaritano de Araçatuba está prestes a realizar o seu principal objetivo, que é voltar a se credenciar junto ao CVV (Centro de Valorização da Vida). A entidade, sem fins lucrativos, espera que o recredenciamento aconteça até o aniversário de 20 anos do centro, no dia 2 de maio. 
Para que o objetivo da entidade se concretize é necessário que ela volte a atender 24 horas por dia, com um número mínimo de 37 pessoas. O atendimento foi reduzido em 1992, devido à escassez de voluntários. 
Segundo a coordenadora do Centro Samaritano de Araçatuba, Regina Léa França de Held, atualmente a entidade realiza atendimento ao público das 14h30 às 22h30, com plantões até as 6h30 às quartas, quintas e sextas-feira e conta com 17 voluntários. 
Regina explica que o projeto do Centro Samaritano tem boas chances de tornar-se realidade devido à grande procura pelo curso de seleção, realizado nos dia 25 e 26 de março. Cerca de 60 pessoas procuraram o curso e 30 fazem estágios de treinamento. 
O Centro Samaritano começou a atender em Araçatuba em 1980, na rua Bandeirantes. Naquela época a entidade possuía 17 voluntários e era mantida pela Faps (Fundação Araçatubense de Promoção Social) que, por sua vez, recebia verbas da prefeitura. 
De acordo com Regina, com a extinção da Faps, a entidade passou a procurar um meio de conseguir se auto-sustentar. Isto só aconteceu 10 anos depois com a idealização da Soamar (Sociedade dos Amigos Araçatubenses), com a participação de voluntários que mantêm a entidade até hoje. 
Um dos principais méritos da Soamar foi a aquisição de um imóvel para abrigar o Centro Samaritano, comprado com renda de gincanas entre seus membros. 
Atualmente a sede do Centro Samaritano localiza-se na rua Riachuelo, 200, bairro São Joaquim, e o atendimento ao público é realizado pelo telefone 623-4111. 
 
 



 
 

DATA 
Palestra hoje 
marca o Dia 
do Espírita 

Fernanda Vicente 

       Hoje é o Dia do Espírita e, para marcar a data, a União Espírita Intermunicipal de Araçatuba e Santo Antônio do Aracanguá promove palestra com Wilson Alves Matias, às 20h, no Centro Espírita Discípulos de Jesus. 
Segundo a presidente da União Espírita Intermunicipal, Maria Aparecida Martinez Mello, a palestra é aberta ao público em geral. A entrada é de graça. 
Ela explicou que o Dia do Espírita foi instituído por meio de uma lei estadual de 1997 para comemorar os 140 anos do lançamento do primeiro livro de Allan Kardec, codificador da doutrina espírita. Uma lei municipal criada no ano passado incluiu a data no calendário escolar, cultural e turístico de Araçatuba. 
Também para comemorar o Dia do Espírita foi realizada uma feira na praça Allan Kardec, no jardim Planalto. Cada centro espírita montou uma barraca para venda de pizzas, pastéis e lanches, entre outros alimentos, além de livros. A renda será usada nos trabalhos sociais desenvolvidos pelos centros. A feira também contou com a apresentação de três corais. 
Para encerrar as comemorações, será realizada uma palestra amanhã, às 20h, no Centro Espírita Luz e Fraternidade, com José Carlos Rister. 
Na semana passada, a União Espírita Intermunicipal também comemorou o centenário da morte do médico e espírita Adolfo Bezerra de Menezes. 

Serviço 

O Centro Espírita Discípulos de Jesus fica na avenida Prestes Maia, nº 1.231, e o Centro Espírita Luz e Fraternidade, na rua São Vicente, nº 336. 
 
 



 
 

FESTEJOS 
Escolas vão comemorar 
500 anos com eventos 

Da Redação 

       O Dia do Indio, comemorado amanhã, vai ser marcado por comemorações que vão incluir os 500 anos do Descobrimento do Brasil, no sábado. Os eventos serão marcados por alunos de escolas públicas. 
No CSU (Centro Social Urbano) do jardim Juçara, o Cemfica (Centro Municipal de Formação Integral da Criança e do Adolescente, e a Basec (Base de Segurança Comunitária) da Polícia Militar vão acontecer palestras, encenações teatrais e plantio de três mudas de pau-brasil. 
A abertura das comemorações no CSU será às 9h com hasteamento da Bandeira Nacional. O sargento Joaquim Francisco Bento, da Basec, vai dar uma rápida palestra sobre a bandeira e a professora Vânia Cristina Ribeiro Nunes, falará sobre o Dia do Indio, Tiradentes e Descobrimento do Brasil. O CSU fica na rua Raul de Oliveira, 180. 
Em frente ao Sesi 351, a rua será fechada e as comemorações acontecerão em dois períodos. De acordo com a assistente de coordenação da escola, Priscila Fontão Guimarães, haverá encenações teatrais com momentos importantes da história do Brasil. No período da manhã o evento começará às 9h e a tarde, às 15h. 
Na escola estadual José Cândido, no bairro Higienópolis, professores estão organizando o evento. Haverá uma linha do tempo para contar a história do Brasil. As festas começarão às 9h e 20h. 
Na escola estadual Joaquim Dibo, no bairro Paraíso, o evento vai começar às 18h. Haverá uma encenação com os principais aspectos políticos, sociais e culturais do Brasil nos 500 anos. 
 
 



 
 

ELEIÇÕES 
Prefeita de Andradina diz 
que não tentará reeleição 

Jean Oliveira 

       A prefeita de Andradina, Edna Brito (PRP), anunciou que não será candidata à reeleição. Com a decisão, seu partido agora busca um nome para substituí-la na disputa, uma vez que faz questão de ter candidato próprio. 
Os vereadores Nilton Ribeiro Corrêa e Roberto Caetano Neves, do próprio partido, e o ex-presidente do legislativo Pedro Bentivóglio (PTB) são os nomes mais cotados na Câmara para substituir a prefeita na disputa. 
Edna alega motivos particulares, cansaço e que “já cumpriu sua missão.” 
Diante da negativa da prefeita, o presidente do PRP, José Luiz Davatz Mendes, afirmou ontem que serão intensificadas as reuniões com as lideranças partidárias para que surja um novo nome. 
Edna poderá ser o único prefeito da região de Andradina a não tentar a reeleição. Os prefeitos de Nova Independência, Hélio Carlos Alexandre (PSDB), de Murutinga do Sul, Ivan Antônio Pereira (PSDB), e de Pereira Barreto, Washington Luiz de Oliveira (PPS) já declaram que serão candidatos. Os demais afirmam que têm pretensões, mas vão esperar novas reuniões com as bases para anunciar a decisão. 
 
 



 
 

PENÁPOLIS 
Prefeitura promete concluir obras  

Marcelo Dias 

      O prefeito de Penápolis, Firmino Ribeiro Sampaio (PFL) pretende executar várias obras até o final de sua administração. Para que consiga cumprir o cronograma, a prefeitura vai ter que terceirizar algumas delas. 
As obras a serem executadas são: pavimentações das vicinais do Córrego Grande/Cavalari e Bahia; construção de uma nova creche; construção de 17 outros barracões industriais; construção do prédio da Biblioteca Municipal; galerias e urbanizações das ruas Giácomo Paro, Anchieta e Quaresmeiras; cobertura das quadras do Parque Aquático; asfaltamento do Parque Industrial; ampliação da Clínica de Especialidades do Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde); abertura da avenida do Pereirinha interligando os bairros Alphaville, Pereirinha e as 500 novas casas; construções das escolas de ensino fundamental do Eldorado e Pevi; pontes sobre os córregos Maria Chica e Cortume e no Gerson Soares. 
Destas obras, serão empreitadas à iniciativa privada a cobertura das quadras do Parque Aquático e as duas novas escolas, nos bairros Eldorado e Pevi. Em andamento, estão as obras de urbanizações dos córregos Maria Chica e Santa Leonor, creche do Eldorado, 17 barracões industriais, prolongamento da rua Anchieta e reformas da ortopedia do Cisa. 
 
 
 



 
 
 
 
Mulher morre 
atropelada 

ARAÇATUBA — Sandra Regina dos Santos, 28 anos, morreu atropelada, por volta das 4h de ontem, na rodovia Elyezer Montenegro Magalhães, próximo à fábrica da Coca-Cola. Ela caminhava a pé pelo acostamento da pista sentido Santo Antônio do Aracanguá-Araçatuba e foi atingida por um Gol dirigido por Giovani Soares de Melo, 31, quando tentava atravessar a rodovia. O motorista disse que a mulher saiu para a pista de repente e que não teve tempo para desviar. 

Chassi é achado 
em ribeirão 

ARAÇATUBA — O policial militar José Carlos da Silva, 43 anos, apreendeu um chassi cortado em cinco partes boiando no ribeirão Baguaçu, sob a ponte que faz a divisa entre os municípios de Araçatuba e Bilac, às 17h de sábado. As partes do chassi foram levadas até o Plantão Policial e depois encaminhadas para perícia. A suspeita é de que o chassi pertença a uma caminhonete. 

Cão ataca 
pedreiro 

ARAÇATUBA — O pedreiro Luiz Carlos Alexandrino, 47 anos, ficou ferido na mão direita e no nariz depois de ser mordido por um cachorro da raça doberman, às 12h30 de domingo, no jardim Rosele, em Araçatuba. Segundo versão policial, Alexandrino estaria embriagado no momento do ataque. Ele provocou o cachorro, que estava solto no quintal, com um pedaço de pau na mão. 

Carro furtado 
é recuperado 

SANTÓPOLIS — O Ford Corcel placa BLF-5149, de Bastos, furtado em Clementina à meia-noite de sábado foi recuperado às 4h de anteontem. Policiais rodoviários localizaram o veículo na rodovia Assis Chateuabriand, próximo ao trevo de acesso a Santópolis do Aguapeí. 
 
 



 

 

 
 
 
Cursos em  
Ilha Solteira  

ILHA SOLTEIRA— A Comissão Municipal de Emprego de Ilha Solteira está com inscrições abertas para os cursos de qualificação e requalificação profissional nas seguintes áreas: auxiliar administrativo-financeiro, auxiliar de vendas, gráfica off-set, marceneiro de móveis, melhoria das condições pessoais para a empregabilidade, qualidade e produtividade, recepção e atendimento ao cliente/balconista e secretariado. Os cursos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas até sexta-feira, na prefeitura. Informações pelos telefones (0xx18) 762-3629 ou 763-6026.  

Passeio  
ciclístico  

ARAÇATUBA— Será realizado no sábado o “Passeio Ciclístico Verde-Amarelo”, promovido pela Secretaria municipal de Esportes de Araçatuba. A saída será às 8h, na praça Olímpica, e a chegada no ginásio do Matarazzo, onde haverá sorteio de brindes e inauguração de uma piscina de biribol. 

Congresso  
adventista  

AVANHANDAVA — A Igreja Adventista do 7º Dia, de Penápolis, realiza o congresso “Eternidade à Vista” no dia 22, em Avanhandava. O evento reunirá adventistas de toda a região na praça Santa Luzia, a partir das 16h, em comemoração aos 500 anos do Descobrimento. 

Curso de  
Processo Penal  

ARAÇATUBA— A Associação dos Advogados de São Paulo, a OAB de Araçatuba e as Faculdades Integradas Toledo promovem nos dias 24 e 25, a partir das 19h30, curso sobre “Temas de Processo Penal”, que será ministrado por Eduardo Pizarro Carnelós e Flávia Rahal. O curso acontece nas Faculdades Integradas Toledo.  

Cursos  
no Senai  

ARAÇATUBA— O Senai de Araçatuba está com inscrições abertas para cursos de treinamento de torneiro mecânico, eletricista residencial, mecânica de moto de 125 cc, mecânica preventiva e diagnóstico veicular, informática, eletricista de manutenção industrial, eletricista de manutenção, controlador lógico programável, injeção eletrônica, operador de empilhadeira e transporte rodoviário de produtos perigosos. Informações pelo telefone (0xx18) 622-5444, ramal 214, ou na sede do Senai, na rua Bartolomeu de Gusmão, 150, bairro Aviação. 
 
 
 



 
 
  
 
 

16/4 - Vitória Gabrielle da Silva Costa, recém-nascida, filha de Carlos Pereira da Costa e Alessandra Juliane da Silva. 
16/4 - Roberto Carlos Macedo de Oliveira, 34 anos, servente de pedreiro, natural de Araçatuba (SP), solteiro. 
16/4 - Hermínio Almeida de Souza, 46 anos, funcionário público, natural de Penápolis (SP), casado com Marta Cruz Almeida. 
16/4 - Luís Tomaz Neves, 35 anos, lavrador, natural de Araçatuba (SP), solteiro. 
15/4 - Benedita Galvão, 59 anos, do lar, natural de Vera Cruz (SP), solteira. 

Informações fornecidas pelas funerárias Laluce (623-3131), Municipal (623-4552) e Cardassi (624-3900). 
 



 

 

 
 
Volta ao topo da página