Wilson Marini é editor-executivo da APJ (Associação Paulista de Jornais)

Wilson Marini: Sorocaba é exemplo de soluções sustentáveis

Sorocaba é um dos dez municípios brasileiros participantes do Desafio das Cidades pelo Planeta (One Planet City Challenge, ou OPCC, em inglês). O desafio foi criado pela organização não governamental WWF para destacar soluções criativas de governos locais voltadas a uma economia de baixo carbono. 

A ONG vai premiar e reconhecer as cidades que se empenham em áreas como construção sustentável, transporte e energia. No setor de transportes, por exemplo, Sorocaba tem uma série de iniciativas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, causador do aquecimento global. 

Ganha destaque o Integrabike, sistema de aluguel de bicicletas compartilhadas, destinado a usuários com mais de 18 anos. O aluguel de uma das 200 bikes espalhadas em 25 estações pode ser feito com cartão municipal de transporte e permite a integração de modais. Sorocaba tem pelo menos 120 quilômetros de ciclovias. Em breve, um júri internacional avaliará o reporte das cidades participantes do Desafio das Cidades pelo Planeta para escolher as três finalistas de cada país.

Energia
No setor de energia, Sorocaba aprovou a lei 11.493, de 1º de março de 2017, que incentiva o uso de carros elétricos ou de hidrogênio. O poder público municipal deverá fazer a devolução da quota do IPVA arrecadada pelo município em função da tributação incidente nos veículos. O texto da lei já está em fase de regulamentação. Além disso, na intenção de expandir o plantio de árvores e melhorar a convivência em espaços públicos, a prefeitura municipal criou novos parques e praças. Com isso, há maior harmonia na paisagem urbana e valorização dos bairros, além de promover a prática esportiva. 

Índice da eficiência
Para medir a eficiência da administração do governo paulista, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acaba de lançar o Índice de Efetividade da Gestão Estadual (IEG-E). O indicador é composto por 342 quesitos nas áreas de Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal e Segurança. Foi elaborado por técnicos e especialistas do Tribunal de Contas, representantes da sociedade civil, do governo e de universidades como a USP e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

Índice da eficiência (2)
“Só cidadãos bem informados podem exercer o controle social indispensável para o bom funcionamento dos governos e das instituições”, diz o presidente do órgão, Sidney Beraldo. A repercussão foi positiva no Palácio dos Bandeirantes. “É uma mudança cultural porque nós não temos uma cultura de avaliação permanente de resultados”, afirmou o governador Geraldo Alckmin. “Você vai ver o resultado, não só como o dinheiro foi aplicado, mas o custo-benefício para a vida das pessoas”.

Fôlego
A Assembleia Legislativa aprovou proposta que amplia de 15 para 20 dias o prazo para o consumidor quitar sua dívida antes de ser negativado. Trata-se de projeto que altera pontos da lei 15.659/2015, ampliando os meios de comunicação com os inadimplentes. Para entrar em vigor, depende de sanção do governador.

Educação e saúde
O deputado estadual Gil Lancaster (DEM) quer tornar obrigatória a exibição da carteira de vacinação no ato da matrícula em escolas de ensino infantil, fundamental e médio. 

Dezembro Laranja
Este mês, campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia estimula o diagnóstico precoce e as ações preventivas para o combate e prevenção do câncer de pele. Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura. A incidência de raios ultravioleta durante todo o ano leva à necessidade de um cuidado especial e contínuo com a pele. O efeito da exposição solar é acumulativo, por isso é mais comum a incidência da doença em pessoas com idosas. 

Negócios 
    • A ArcelorMittal, maior produtora de aço do mundo, iniciou as operações de um novo centro de distribuição em Diadema, para abastecer a região metropolitana de São Paulo.
    • A alemã AL-KO, fabricante de chassis e eixos para reboques, anunciou investimento de R$ 2,5 milhões em Atibaia, onde passará a montar eixos sob demanda no segundo semestre de 2018.

Rumo à fazenda
Passeios por fazendas históricas no Interior Paulista são uma alternativa interessante para as férias. Os espaços são boas opções de lazer para quem quer relaxar, se divertir e ao mesmo tempo conhecer a história paulista em diferentes regiões. Destacam-se a Fazenda Resgate, em Bananal; Sítio do Picapau Amarelo (Chácara do Visconde), em Taubaté; Fazenda Morro Azul, em Iracemápolis/Limeira; Fazenda Vargem Grande, em Areias; e Fazenda Lageado, em Botucatu. Os locais são preservados pelo Condephaat como patrimônio histórico estadual.

E mais
    • O Ministério das Cidades publicou cartilha de apoio à elaboração de Planos de Mobilidade Urbana para municípios com até 100 mil habitantes. 
    • Mapas com informações em geologia, geomorfologia, pedologia e vegetação do território brasileiro acabam de ser disponibilizados pelo IBGE na internet. São fornecidos dados sobre as rochas, relevo, solos e plantas.

ACESSE AQUI A COLUNA
'CONTEXTO PAULISTA'
LINK CURTO: http://folha.fr/1.377858

Curta nossa fanpage e receba notícias pelo Facebook