Wilson Marini é editor-executivo da APJ (Associação Paulista de Jornais)

Wilson Marini: Com o verão, alertas para o risco dos raios

O Estado de São Paulo deu início oficialmente no dia 1º de dezembro à Operação Chuvas de Verão, da Defesa Civil, com o objetivo de preservar vidas e reduzir danos humanos, materiais e ambientais, no período de chuvas típicas da estação. Os avisos sobre a proteção contra raios em tempestades é uma das principais ações desenvolvidas. O verão começa nesta quinta-feira (21/12), vai até o dia 20 de março de 2018 e depois disso a campanha de prevenção se estenderá por mais 10 dias.

Cuidados
Você sabia que a descarga elétrica de um raio corresponde a cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico? Para alertar sobre esse risco, que é mais acentuado na temporada de chuvas no verão, a Defesa Civil do Estado de São Paulo dá dicas sobre como se proteger durante as tempestades:
 
●     Evite lugares abertos, como estacionamentos, praias e campos de futebol
●     Abrigue-se em casa, edifício ou em instalação subterrânea
●     Não permaneça em rio, mar, lago ou piscina
●     Se estiver no carro, mantenha os vidros fechados, sem contato com as partes metálicas do veículo
●     Caso não encontre um abrigo por perto, fique agachado com os pés juntos, curvado para frente, colocando as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles até a tempestade passar
●     Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques, caixas d’água, bem como de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas e cercas de arame
●     Evite soltar pipas, carregar objetos, como canos e varas de pesca e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo
●     Mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões
●     Evite o uso de telefone, a menos que seja sem fio ou celular
●     Fique afastado de janelas, tomadas, torneiras e canos elétricos
●     Evite tomar banho durante a tempestade.
 
De olho nas câmeras
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) oferece um serviço ainda pouco conhecido entre os motoristas. Trata-se das câmeras on-line, que permitem a visualização das condições das rodovias sob a sua jurisdição, nos trechos onde as câmeras estão instaladas. Ao todo, são 51 equipamentos em rodovias que cortam o Estado, como a SP-55 (Doutor Manoel Hyppolito do Rego), a SP-270 (Rodovia Raposo Tavares) e a SP-098 (Dom Paulo Rolim Loureiro). Outras 11 câmeras estão em fase de implantação. Para acessar: http://www.der.sp.gov.br/Website/Acessos/Servicos/ServicosOnline/CamerasOnline.aspx
 
Cidade empreendedora
Sorocaba está na 12ª posição entre as 32 melhores cidades brasileiras para se empreender, incluindo capitais, segundo o jornal Cruzeiro do Sul, da Rede APJ (Associação Paulista de Jornais). O estudo é feito com base no Índice das Cidades Empreendedoras, elaborado pela Endeavor Brasil e avalia o ambiente de negócios em sete indicadores. Nesse ranking, a cidade se coloca na 2ª posição no Interior Paulista, atrás apenas de Campinas.
 
É falso
O Poupatempo esclarece que nenhum eleitor terá documentos pessoais bloqueados nem pagará multa de 150 reais caso não tenha realizado o cadastramento biométrico. Mensagem falsa nesse sentido foi divulgada em redes sociais. O que é real é a cassação do título de eleitor se não houver o cadastramento nas localidades onde a biometria é obrigatória. No Estado de São Paulo, são 85 municípios com essa obrigatoriedade. Consulte se a sua cidade está na lista e informe-se sobre os prazos.
 
Trilhas no Interior
Quem deseja sair da cidade e entrar em contato com a natureza pode fazer uma trilha ecológica. Existem várias opções no Estado de São Paulo, no Interior e Litoral. Uma delas é o Parque Estadual Intervales, em Ribeirão Grande. Uma das atrações é a Trilha do Mirante da Anta. Com 4,2 quilômetros de ida e volta, proporciona uma bela vista panorâmica. A trilha tem início na pousada Pica-Pau e cruza uma área de floresta atlântica de encosta. Durante aproximadamente duas horas e meia, os visitantes poderão apreciar aves como tucano, pica-pau e jacutinga. A flora é rica, com Mata Atlântica secundária em regeneração e primária e destaque para a canela, embaúba e o manacá.
 
No litoral
Composto por diversas trilhas, entre elas a Trilha Noturna, o Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), em Caraguatatuba, permite avistar animais de hábito noturno,  como os cogumelos bioluminescentes. Outro atrativo é a Trilha do Jequitibá, onde está situado o Circuito de Observação de Aves, com comedouros e condições ideais para avistar tiê-sangue, saíras e sabiás. Em Ubatuba, o Centro Cambucá de Observação de Aves tem um grande lago, onde são registradas as paradas de aves migratórias. Além das trilhas, uma alternativa é a Comunidade Tradicional Quilombola da Fazenda, com direito a Agrofloresta, Casa de Farinha, Roda de Conversa com moradores antigos, apresentação musical “Tambores da Fazenda” e cachoeira. É possível também agendar um almoço tradicional na comunidade. Em ambos os casos, as visitas necessitam de agendamento prévio.
 
Móvel
Somam 240,8 milhões as linhas de telefone móvel no Brasil, das quais 155 milhões são pré-pagas e 85,7 milhões, pós-pagas.
LINK CURTO: http://folha.fr/1.380811

Curta nossa fanpage e receba notícias pelo Facebook