Wilson Marini é editor-executivo da APJ (Associação Paulista de Jornais)

Marini: Competitividade é tema entre municípios

Agentes municipais de todo o Estado estarão reunidos na Capital, no próximo dia 26, em torno do tema da competitividade nos municípios paulistas, em evento da agência Investe São Paulo. O objetivo é capacitar funcionários públicos das localidades para a atração e manutenção de investimentos produtivos. Serão passadas instruções formuladas por organizações internacionais como o Banco Mundial para que as cidades saibam como se organizar para dar apoio às necessidades das empresas com projetos de investimentos. 

“A Investe São Paulo trabalha para que os 645 municípios paulistas estejam preparados para receber e reter investimentos”, diz o diretor de novos negócios da agência, Sérgio Costa. “Nossa função é mostrar o potencial do Estado de São Paulo como um todo. Fazemos um trabalho muito técnico para fornecer o máximo de informações sobre os municípios para o investidor”. A Investe SP apoia as empresas que pretendem desenvolver novos negócios ou expandir seus investimentos em território paulista. Cerca de 180 empresas já anunciaram projetos que contaram com o suporte da agência e os municípios atuam como parceiros na atração dos investimentos. 

Indicador paulista
A maioria dos municípios da região de Barretos possui indicadores de escolaridade superiores à média do Estado de São Paulo. Quatro municípios dão atendimento de 100% às crianças de 4 e 5 anos na pré-escola. Esses dados objetivos são um exemplo do que pode ser consultado no Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), divulgado este mês pela Assembleia Legislativa. 

O IPRS, já em sua nona edição, é um indicador inspirado no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e reúne dados que denotam as condições de vida das cidades paulistas. São computados dados como longevidade e escolaridade, entre outros. As informações podem nortear a implementação de políticas públicas. O indicador nasceu por demanda da Assembleia Legislativa de São Paulo e é fornecido pela Fundação Seade.

População e gestores
Para o deputado estadual Itamar Borges (PMDB), o índice acaba criando uma competição saudável entre as cidades. "As informações fazem com que os prefeitos e os secretários busquem mecanismos, ações, sugestões e contribuições para melhorar a condição do município", diz ele. Cauê Macris (PSDB), presidente da Assembleia, diz que o índice auxilia os gestores públicos a usar os recursos e a população deve cobrar medidas a partir das informações divulgadas.

Lançamento
Além de Barretos e São José do Rio Preto, que já receberam os dados do IPRS, o cronograma prevê as seguintes cidades: Itapeva e Registro (dia 19), Bauru e Marília (20), Araçatuba e Presidente Prudente (23), Araraquara (24), Franca e Ribeirão Preto (25), Santos e Sorocaba (27), São José dos Campos e São Paulo (30).

Liderança urbana
Santos é a melhor cidade do País no quesito urbanismo, de acordo com o Connected Smart Cities da Urban Systems, divulgado esta semana. O que levou Santos a essa liderança é a legislação atualizada do planejamento urbano, além de investimento em inovação e tecnologia e em obras de infraestrutura como o VLT e ciclovias. Segundo a consultoria, Santos deve se tornar uma cidade inteligente em breve com a construção do Centro Integrado de Gestão do Atendimento e Monitoramento Urbano da cidade. Jundiaí aparece também em posição de destaque no ranking, em quinto lugar. 

Bioenergia
Recentes avanços de pesquisas científicas e tecnológicas em bioenergia estão no foco da terceira BBEST – Brazilian BioEnergy Science and Tecnology Conference, que teve início em Campos do Jordão nesta terça-feira (17) e vai até a quinta-feira (19). Com o tema central Projetando uma bioeconomia sustentável, a conferência destaca o papel das comunidades científica e empresarial na solução de desafios tecnológicos sobre o uso sustentável de recursos biológicos. 

Negócios no Interior
    • O grupo paranaense Sepac, do segmento de papel e celulose, vai instalar unidade em Lençóis Paulista, com geração de 200 empregos até meados de 2018.
    • A rede de supermercados Confiança, de Bauru, projeta a implantação de uma unidade em Sorocaba, com investimento de R$ 30 milhões. 
    • A marca Super Popular, do Interior Paulista, voltada aos segmentos C e D, anunciou que vai entrar na capital, com 23 farmácias no prazo de um ano.

Mulheres nas Câmaras
A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa quer incentivar os municípios paulistas a criar órgãos semelhantes nas câmaras municipais. A ideia é fomentar a participação mais efetiva das mulheres na política, fiscalizar programas de governo, receber denúncias e cooperar com organizações de proteção à mulher. Vargem, na região bragantina, já instituiu órgão desse gênero no Legislativo local. 

Frase
Embora o Brasil seja privilegiado por sua dimensão territorial e cultural, São Paulo leva vantagem por reunir em todo seu território uma grande variedade de paisagens, de recursos naturais, de atividades e de pessoas”. 
Deputado estadual Davi Zaia (PPS), sobre a vocação turística dos municípios paulistas.

ACESSE AQUI A COLUNA
'CONTEXTO PAULISTA'

LINK CURTO: http://folha.fr/1.368570

Curta nossa fanpage e receba notícias pelo Facebook