Fernanda Tomé com uniforme de Osasco e em momento de descontração na vida pessoal (destaque)

Penapolense celebra chance na seleção de vôlei

Fernanda Tomé faz parte dos planos de José Roberto Guimarães

Atleta de Penápolis, a ponteira Fernanda Tomé, 27 anos, foi convocada pelo técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, para um período de treinos em Barueri. Após o bom desempenho no CT Sportville, em Barueri, a jogadora já está inscrita para o Torneio de Montreux, na Suíça. A disputa, que ocorre entre os dias 6 e 11 de junho, é preparatória para o Grand Prix, principal competição da temporada, de 7 de julho a 6 de agosto.

Feliz pelo melhor momento de sua carreira, a jogadora do São Cristóvão Saúde-São Caetano comemora sua primeira convocação para a seleção principal. Antes, já havia vestido a camisa da equipe brasileira Juvenil. "Foi a primeira vez que o Zé Roberto me chamou para a equipe adulta. A convocação era um dos sonhos da minha vida e acabou realizado", afirma a penapolense. 

OBSTINADA
"Sempre falava que iria chegar lá e que, independentemente do tempo que isso demorasse, lutaria o tempo todo", emenda a atacante. "Agora que consegui, agradeço a Deus por ter me dado força em todas as horas e por nunca permitir que sequer tenha passado pela minha cabeça desistir", ressalta Fernanda, cuja paixão pelo vôlei começou cedo: desde muito pequena, já brincava com a bola e, jovem, deixou Penápolis rumo a Osasco, para atuar no Finasa. 

"Meus pais sempre me falam que desde novinha, com 6 ou 7 anos de idade, tudo para mim já era a bola de vôlei. Desde cedo o interesse pelo esporte foi despertado. Comecei a jogar aos 13 anos, pela Prefeitura de Penápolis, com a professora Dejanira Hosti Magret- ti, e aos 15 anos já saí para jogar no Osasco, meu primeiro time", conta a jogadora.

Há dois anos no São Caetano, Fernanda destaca o importante papel da equipe, que a recuperou fisicamente, depois de uma passagem pelo Nestlé-Araraquara. Fernanda restabeleceu seu peso ideal e pôde voltar a atuar em alto nível. "O São Caetano sempre esteve ao meu lado, me ajudando tanto técnica quanto fisicamente para hoje estar onde estou", explica. "Graças a Deus, nunca tive nenhuma lesão."

ELOGIOS
Sobre o trabalho com o técnico tricampeão olímpico (1992, pela equipe masculina; e 2008 e 2012, pela feminina), a penapolense é só elogios, que externa à comissão técnica e às companheiras. Empolgada com a oportunidade, a atleta não quer sair tão cedo da seleção brasileira, que no momento passa por renovação após a precoce eliminação nos Jogos Olímpicos do Rio-2016: caiu para a China nas quartas de final. 

"Eu já estou aproveitando cada dia, e ao máximo, com Zé Roberto, a comissão técnica dele e as outras meninas. Tenho me dedicado cada vez mais e, agora eu alcancei, ninguém mais me tira meu sonho", diz. "Não tenho qualquer dificuldade com o grupo, eu nunca tive problema com isso (relacionamento). O Zé é tranquilo, só exige que os fundamentos sempre sejam realizados da melhor maneira possível", afirma. "Nessa parte ele é bem exigente. Acredito que estamos passando pela renovação da melhor forma possível", conclui. 
temporada

TEMPORADA
A seleção brasileira feminina inicia a temporada 2017 na Suíça. Depois, o time terá pela frente o Grand Prix, o Sul-Americano (12 a 16 de agosto)e a Copa dos Campeões (5 a 10 de setembro). A lista final de Zé Roberto para esses compromissos, com 24 integrantes, saiu no último dia 16. Fazem parte do grupo fazem as 15 jogadoras, dentre as quais a penapolense, chamadas para a competição amistosa em solo suíço. 

No Montreux Volley Masters o Brasil dará início ao ciclo que visa, principalmente, à Olimpíada Tóquio, em 2020. Além de Fernanda Tomé, foram chamadas outras seis ponteiras: Natália, Amanda, Gabi, Drussyla, Edinara e Rosamaria. A relação tem ainda as levantadoras Roberta, Naiane, Juma e Macris; as líberos Léia, Suelen e Gabi; as centrais Adenízia, Bia, Carol, Mara, Juciely, Valquiria e Saraelen; e as opostas Tandara, Monique e Ana Paula Borgo.

LINK CURTO: http://tinyurl.com/y8obs4lv

Curta nossa fanpage e receba notícias pelo Facebook