Pedido de informações está em requerimento feito por Batata

Vereador de Araçatuba cobra explicações de secretaria sobre ‘Baleia azul’

Jogo propõe desafios a adolescentes e sugere suicídio

O jogo da 'Baleia Azul' tem colocado medo em muitos pais e, agora, feito a classe política se movimentar. Em Araçatuba, que ainda não teve nenhum caso registrado de vítimas da macabra disputa, o vereador Gilberto Batata Mantovani (PR) questionou a Secretaria Municipal de Educação sobre prevenções contra a prática.

Em requerimento protocolado na última quarta-feira (19), o parlamentar argumenta que o jogo está ficando famoso, trazendo temor aos pais. "Jogo da 'Baleia Azul', que propõe 50 desafios aos adolescentes e sugere o suicídio como última etapa, preocupa pais, alunos e professores no Brasil”, afirma ele, no pedido, ressaltando que há três mortes sob investigação (em Mato Grosso, Paraíba e Rio de Janeiro). Ainda na análise do vereador, é preciso que escolas observem o comportamento de crianças, buscando encontrar praticantes do jogo e, desta forma, prevenir o suicídio. 

Procurada pela reportagem, a secretária de Educação, Silvania Souza, afirmou que já tem projetos voltados para combate à violência. “Não há nada específico ao jogo em si, mas temos projetos para prevenção de bullying, violência, jogos que podem machucar e brincadeiras maldosas”, explicou. “Acredito que algumas escolas já até tenham feito algo, mas esse assunto já está englobado em nossa grade”, completou.