Universitários de Araçatuba vão promover evento sobre consciência negra

Os alunos do segundo ano de psicologia do Centro Universitário Salesiano Auxilium (Unisalesiano) realizam nesta quinta-feira (23), a partir das 19h, na própria instituição, a exposição “É coisa de preto, sim!”, que reunirá música black, mostra de fotografias, oficinas de bonecas de Abayomi e debates sobre o tema da consciência negra. A ação faz parte da Semana da Consciência Negra, que teve seu dia celebrado ontem, com feriado em várias cidades do País, inclusive em Araçatuba. 

No Salesiano, além das atividades já programadas, será apresentada uma roda de capoeira, dança típica do movimento afro. Na exposição, 12 personalidades negras com expressiva atuação serão retratadas. Algumas delas sem grande destaque nacional; outras, pouco conhecidas. “Um exemplo disso é o Machado de Assis ou o Aleijadinho, que eram negros e pouca gente sabe”, conta Mirella Martins Justi, coordenadora do curso e idealizadora do projeto de extensão.

FOCO
A ideia de organizar a exposição surgiu no início do mês, após a visita de alguns membros do Conselho Municipal de Políticas Afro da cidade aos alunos e professores. Com isso, o projeto de extensão universitária ganhou corpo e as aulas passaram a focar no tema, que vem ganhando destaque nos últimos dias. 

“O nome da exposição foi uma coincidência com o episódio do Willian Waack. Nós havíamos escolhido o nome anteriormente, mas a polêmica estourou após definirmos tudo”, explica a coordenadora, para quem o fato só contribui para a propagação da discussão sobre o tema. Um tapete com dez metros de extensão contendo frases racistas foi montado para que, durante o evento, os participantes possam pisar. 

No Brasil, o 20 de novembro é celebrado como o Dia da Consciência Negra. A efeméride foi instituída em 2003 no calendário escolar e, a partir de 2011, em âmbito nacional. Os Estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro estabeleceram a data como feriado por meio de decretos. Nos Estados que não aderiram à lei, a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado municipal.

SERVIÇO
"É coisa de preto, sim!"
Local: Unisalesiano
Data: 23/11
Das 19h às 23h.

LINK CURTO: http://folha.fr/1.374772